PJF publica decreto de retorno de Juiz de Fora à onda amarela
Outra publicação, também neste sábado (14), libera feiras livres e dispõe protocolo para funcionamento
O decreto que coloca Juiz de Fora novamente na onda amarela do programa Minas Consciente foi publicado neste sábado (14), no Atos do Governo. A decisão do Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19 estabelece que o comércio em geral pode funcionar entre 9h e 18h durante a semana, e das 9h às 16h aos sábados. Os bares e restaurantes, por sua vez, podem permanecer abertos entre 10h e 24h, desde que não haja self-service, entretenimento e mantenha a ocupação máxima de metade da capacidade e não haja atendimento em pé e recreação para crianças.
O documento também observa que atividades religiosas devem ter lotação máxima de 30% da capacidade, com limite de cem pessoas por ambiente e respeitando as regras de higiene e distanciamento. Academias de ginástica, clubes e atividades esportivas e recreativas também estão liberadas, desde que obedecendo a ocupação de 30% da capacidade e regras de distanciamento de 10m² e higiene. “A responsabilidade pela implementação e fiscalização destas medidas ficará a cargo da direção do estabelecimento, ensejando, no caso de descumprimento, a atuação dos órgãos fiscalizadores municipais, inclusive de vigilância sanitária”, ressalta o decreto.
Feiras livres estão liberadas
Uma resolução publicada também neste sábado (14), no Atos do Governo, libera o funcionamento das feiras livres em Juiz de Fora, obedecendo um rigoroso protocolo elaborado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção à Covid-19. Dentre as exigências para o funcionamento está a obrigatoriedade de máscaras nas feiras, a proibição de degustação e comercialização de produtos fracionados. O protocolo sanitário determina, ainda, a distância mínima de 1,5 metro entre as barracas, que deverão ter sua capacidade reduzida à metade. Além das normas de higiene preconizadas para o combate ao coronavírus, o documento também destaca a proibição de autosserviço e sugere que exista uma pessoa para fazer o atendimento e outra para lidar com o dinheiro.
Ocupação de leitos em JF
Juiz de Fora oficializa seu retorno às restrições praticadas há três semanas, quando ainda estava na onda amarela e não havia migrado para a onda verde, num dia em que contabiliza 77 leitos de UTI ocupados por pessoas com Covid. De acordo com dados do Painel Gerencial elaborado pela PJF, na manhã deste sábado (14), a cidade apresenta 137 leitos de enfermaria ocupados por pessoas com confirmação para Covid. A taxa de ocupação das UTI no município está em 78,45%, sendo 78,69% referentes à taxa de ocupação das UTIs do Sistema Único de Saúde, o SUS. Até o momento Juiz de Fora contabiliza 27.563 casos suspeitos, 7.957 confirmados e 275 óbitos.
Tópicos: coronavírus