Quase 1.500 famílias terão direito a desconto de 50% nas contas de água e esgoto
Conforme a Prefeitura, núcleos familiares passam a ser beneficiários da Tarifa Social, que já contemplava mais de sete mil famílias
Um total de 1.498 famílias foram incluídas pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) como beneficiárias da Tarifa Social, que dá direito a um desconto de 50% nas contas de água e esgoto, que começou a valer na última quarta-feira e virá nas futuras contas. Esses novos núcleos familiares foram incluídos após a Cesama (Companhia de Saneamento Municipal) e Secretaria de Assistência Social (SAS) realizarem um cruzamento de dados de usuários da companhia e de inscritos no Programa CadÚnico.
Para a prefeita Margarida Salomão, é justo que a Cesama busque priorizar, entre outras finalidades, a garantia dos direitos da população, uma vez que se trata de empresa 100% pública e municipal. “A população inscrita no CadÚnico, mais vulnerável, que tem mais dificuldade de acessar seus direitos sociais, inclusive os serviços de água e esgoto, deve, de fato, ser beneficiada pela Tarifa Social. Estamos muito felizes que a companhia esteja cumprindo seu dever, certos de que prosseguiremos avançando rumo à universalização do saneamento em Juiz de Fora, tal como previsto constitucionalmente”, disse.
Segundo o diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, a Companhia possuía 7.190 beneficiários da Tarifa Social no ano passado. “Com a Resolução Arisb nº 163, de setembro de 2021, a SAS foi procurada para que tivessem acesso aos inscritos no CadÚnico e, assim, fazer o cruzamento de informações por meio da Assessoria de Planejamento Estratégico e Controladoria da Cesama.
“Verificamos que 1.498 famílias constavam do CadÚnico, mas não eram beneficiadas pela Tarifa Social. Assim, administrativamente, a empresa fez a inclusão dessas famílias, resultando em um aumento de 21% no número total de beneficiários, o que é muito significativo”, complementa Teixeira.
Para ter acesso à Tarifa Social, é preciso que o imóvel esteja classificado como residencial e que a família esteja cadastrada no CadÚnico para programas sociais. Outro quesito necessário é que a renda mensal familiar, por pessoa, deve ser menor ou igual a meio salário mínimo vigente – no momento, R$ 606. As famílias com direito ao benefício devem ligar para o número 115 e agendar um horário na Agência de Atendimento da Cesama, quando deverão levar a folha resumo do CadÚnico, documento de identificação, comprovante de endereço e conta de água e esgoto recente. Outra forma de fazer a solicitação é pelo WhatsApp, ligando para o número (32) 99198-1136 e selecionando a opção 8 (requerimento do desconto da Tarifa Social).