Tópicos em alta: eleições 2018 / chuva / polícia

JF registra a menor temperatura máxima dos últimos cinco anos

Termômetros não ultrapassaram 13,7 graus nesta quarta-feira. Sensação térmica chegou a 1 grau negativo durante a manhã

Por Eduardo Valente

11/07/2018 às 19h50 - Atualizada 12/07/2018 às 09h19

Durante a atuação deste sistema meteorológico, os dias tendem a ficar até com céu claro, mas com tendência de madrugadas ainda mais frias (Foto: Fernando Priamo)

A onda de frio que atingiu Juiz de Fora nesta quarta-feira (11) pode ser considerada um evento raro. A temperatura mínima, de 9 graus já nas primeiras horas da manhã, foi a mais baixa em um ano no município. Associadas a rajadas de ventos de até 35 quilômetros por hora, a sensação térmica experimentada foi de 1 grau negativo, entre 7h e 8h. Ao longo do dia, a amplitude térmica foi insignificante, e a máxima não passou dos 13,7 graus. Em dez anos, o município só havia registrado dias mais frios, com relação à temperatura máxima, em três ocasiões, e isso não acontecia há cinco anos, desde 25 de julho de 2013, quando os termômetros apontaram 8,4 graus. As outras duas ocasiões foram verificadas nos dias 15 de agosto de 2010 (13 graus) e 20 de julho de 2004 (12,8 graus).

As temperaturas em declínio, que começaram a ser observadas já na tarde de terça-feira (10), são resultado de uma forte frente fria que chegou à Zona da Mata. Ela trouxe grande carga de umidade para toda a região, deixando os dias nublados. Consequentemente, o sol tem dificuldades em aquecer o ambiente, contribuindo para que as tardes também permaneçam frias, como foi nesta quarta-feira.

O conteúdo continua após o anúncio

De acordo com o Inmet, as temperaturas poderão ficar ainda mais baixas nos próximos dias. Isso porque a partir do enfraquecimento da frente fria, nesta quinta-feira (12), uma forte massa de ar Polar deverá chegar à região Sudeste. Durante a atuação deste sistema meteorológico, os dias tendem a ficar até com céu claro, mas com tendência de madrugadas ainda mais frias.

Nesta quinta, o Inmet prevê temperaturas entre 8 e 15 graus em Juiz de Fora. O céu deverá ficar parcialmente nublado e é remota a possibilidade de chuvas. Porém, elas poderão acontecer em intensidade fraca, em áreas isoladas.

 

Tópicos:

Receba nossa
Newsletter

As principais notícias do dia no seu e-mail





Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia