Instabilidade prossegue, e Inmet emite novo alerta para tempestades em JF

Precipitações mais fortes podem ser registradas até a manhã desta quarta; Defesa Civil atendeu 10 ocorrências


Por Marcos Araújo

10/11/2020 às 08h56- Atualizada 10/11/2020 às 19h25

tempo2
Foto: Fernando Priamo

Para esta quarta-feira (11) e os próximos dias, a previsão é de mais pancadas de chuva, em Juiz de Fora e toda a região da Zona da Mata. Isso ocorre, como aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), porque áreas de instabilidade atmosférica ganham força sobre Minas Gerais, devido a associação entre um sistema de baixa pressão, sobre oceano, e o direcionamento do canal de umidade da Amazônia para o Brasil Central e a região Sudeste. A tendência é de céu nublado com ocorrência de pancadas de chuva, as quais podem ser localmente fortes.

Nesta quarta, a previsão para Juiz de Fora é de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura mínima pode variar entre 17 e 19 graus, enquanto a máxima entre 22 e 24 graus.

O Inmet também divulgou, na tarde desta terça-feira (10), um aviso meteorológico sobre condições favoráveis à ocorrência de tempestade (de 30 a 60mm/h ou entre 50 a 100 mm/dia), com rajadas de vento (de 61 a 99 km/h) e granizo em áreas isoladas da Zona da Mata, entre esta terça e quarta-feira.

tempo4
Foto: Fernando Priamo

Defesa Civil registra dez ocorrências

Os juiz-foranos foram surpreendidos com uma forte pancada de chuva, no início da manhã desta terça-feira. Em pouco mais de uma hora, a partir das 6h, choveu no município 19,4 milímetros. Os dados são do Inmet. O acumulado pluviométrico representa 9,1% das precipitações previstas para todo o mês de novembro.

Além desta chuva no início da manhã, outra precipitação atingiu a cidade entre a noite de segunda-feira (9) e o início da madrugada de terça. Entre 22h e 1h, o Inmet registrou 16,6 milímetros.

Até por volta das 18h30 desta terça, a Defesa Civil registrou dez chamados decorrentes das chuvas que atingiram a cidade, nas últimas 24 horas. Tratam-se de uma ameaça de desabamento de muro de divisa, no Santa Cecília; uma trinca em parede, na Vila Esperança, um registro de alagamento, no Jóquei II; três casos de ameaça de escorregamento de talude, sendo no Santa Helena, São Bernardo e Santo Antônio; escorregamento de talude, no São Damião; enxurrada e solapamento de solo, no Retiro, e solapamento de solo, no Jardim dos Alfineiros. Todos os locais receberam a visita de engenheiros da Defesa Civil.

As ocorrências de maior complexidade foram registradas em uma casa, na Rua Doutor Sandro Vilela, no Bairro Retiro, Zona Sudeste, onde uma cratera se abriu no meio da cozinha; e, na Rua Dilson Xavier Ribeiro, no São Damião II, Zona Norte, onde houve escorregamento de talude sem dano material. O local já tinha sofrido escorregamento, em 2018, onde havia um muro de contenção que caiu. Conforme a Defesa Civil, desde então, não foi feito reparo e, com as últimas chuvas, houve novo escorregamento, descalçando a tubulação da rede de saneamento, que rompeu. A Cesama esteve no local e efetuou serviços de reparo.

A Defesa Civil orienta que, no período compreendido entre 19h e 7h, a população deve realizar os chamados decorrentes das chuvas no telefone 153 da Guarda Municipal.

tempo3
Foto: Fernando Priamo

Corpo de Bombeiros realiza treinamento para período chuvoso

Em razão da proximidade da estação chuvosa, o Corpo de Bombeiros divulgou, nesta terça (10), que se preparou e está realizando treinamentos para o enfrentamento do período. No mês de outubro, foi realizada uma série de treinamentos voltados para as ocorrências de deslizamentos, desabamentos, soterramentos e inundações, que aumentam consideravelmente nesse período do ano, trazendo danos materiais e humanos, além dos prejuízos econômicos.

Segundo a corporação, militares do Pelotão de Emergências Ambientais e Resposta à Desastres (PEMAD), de Juiz de Fora, participaram de instruções de busca e resgate em estruturas colapsadas e busca e salvamento em enchentes e inundações (CSSEI), na cidade de Itutinga (MG). As atividades foram coordenados por militares do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (BEMAD), especializados nesse tipo de operação, a fim de alinhar técnicas e táticas utilizadas em ocorrências típicas do período.

Em Juiz de Fora, esse pelotão é composto por militares especializados em ocorrências de grande complexidade e participam de treinamentos diários durante a rotina operacional, como busca e salvamento, produtos perigosos e incêndios florestais. Nesta semana, 25 militares integram os treinamentos

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.