Igreja Católica realiza missa dedicada aos cães na celebração de São Roque
Programação inclui bênção de animais, procissão e missa solene
A comunidade da Capela São Roque, no Centro, realizará neste sábado (9) e no domingo (10) a festa em homenagem a São Roque, reconhecido pela Igreja Católica como protetor contra doenças e pragas. A programação inclui bênção de animais, missa com bênção dos pães, procissão e missa solene.
No sábado, as atividades começam às 15h com a bênção dos animais e continuam às 18h com a missa e bênção dos pães, sob o subtema “No sofrimento do irmão, reconhecemos o Cristo sofredor”. No domingo, o destaque será a procissão às 9h, saindo da capela e percorrendo a Avenida dos Andradas, Rua Barão de Cataguases, Rua João Pinheiro e Rua Paula Lima, seguida da missa solene presidida pelo padre Carlos Viol, com o subtema “Com São Roque, seguir firmes no caminho da vida”.
A data oficial de celebração do santo é 16 de agosto, mas, devido à proximidade com o Dia de Nossa Senhora da Glória, padroeira da paróquia, a festa é antecipada. A Capela São Roque está localizada na Avenida dos Andradas, 383, no Centro, ao lado do Instituto Vianna Júnior.
Segundo a tradição, São Roque, que nasceu com uma cruz vermelha no peito, viveu três anos em Roma, onde contraiu uma praga. Para não ocupar leito no hospital, retirou-se para a floresta, onde encontrou uma fonte de água cristalina que lhe trouxe alívio. Um cão passou a levar-lhe pão diariamente, levando seu dono a encontrá-lo e, posteriormente, converter-se. Recuperado, Roque dedicou-se a ajudar enfermos em Piacenza.