172 anos: Câmara Municipal lança projeto e amplia acervo histórico de Juiz de Fora em evento

Digitalização de atas e livros, inauguração de painel e lançamento de projeto são algumas das iniciativas programadas para a comemoração do aniversário da Casa Legislativa


Por Renato Knopp*

08/04/2025 às 11h56- Atualizada 08/04/2025 às 11h59

Camara Municipal foto leonardo costa
Câmara celebra 172 anos de existência nesta quarta-feira (Foto: Leonardo Costa)

Nesta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF) celebra 172 anos. Em comemoração, a partir das 9h, a CMJF realiza um evento no plenário para apresentar novidades, como a ampliação do acervo de livros digitalizados, proporcionando acessibilidade para conteúdos históricos; o lançamento do Projeto Banco de Ideias; a inauguração do painel “Trilhas da Liberdade”, que busca resgatar momentos marcantes da luta por direitos em Juiz de Fora; e a liberação ao acesso digital das atas oficiais da Câmara a partir de 1950. 

Acerca da digitalização das atas, ela faz parte da intenção de preservar a memória do município entre janeiro de 1950 e dezembro de 2002. No total, foram escaneadas 21.843 páginas em alta resolução. Com a digitalização, o acesso às atas se tornará mais ágil e democrático, facilitando pesquisas e consultas. Além disso, o projeto assegura a preservação dos documentos originais, evitando desgastes naturais causados pelo manuseio.

As celebrações pelos 172 anos da Câmara seguem ao longo do mês. Na próxima sexta-feira (11), a banda Beatles Forever realiza apresentação no Parque Halfeld, revivendo os sucessos do quarteto. No dia 24 de abril, a Câmara vai outorgar a Medalha Alferes Tiradentes, que celebra os profissionais da segurança pública do município. Encerrando a programação, no dia 29 de abril, o Legislativo também irá outorgar a maior honraria da casa: a Medalha do Mérito Legislativo.

 *Estagiário sob a supervisão do editor Bruno Kaehler

Tópicos: câmara municipal

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.