Centro de Ciências recebe exposições, tabela periódica interativa e lançamento de livros


Por Tribuna

08/04/2016 às 19h12

O Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) inaugurou, nesta sexta-feira (8), duas exposições científicas e uma mini-tabela periódica interativa. O espaço, que funciona no Colégio de Aplicação João XXIII, também recebeu o evento de lançamento de três publicações que reúnem textos voltados para desmistificar a ciência para todos os públicos. As atrações são abertas para a população, e a entrada é gratuita. As visitas ao Centro de Ciências (Rua Visconde de Mauá 300, Santa Helena) podem ser agendadas para os horários de 8h30 a 11h ou de 14h a 16h30, de segunda a sexta, através dos telefones (32) 3229-7606 ou (32) 3229-5923.

As exposições, que abordam os temas “Energia nuclear” e “Eletricidade: a energia que nos move”, são indicadas para visitantes a partir de 11 e 6 anos, respectivamente. Um dos objetivos da exposição é mostrar as vantagens do uso da energia nuclear, uma vez que esse tipo de recurso é frequentemente associado a aplicações ruins.

Além da inauguração da minitabela periódica interativa, três livros foram lançados: “Quark e a história da ciência”, “Ciência em dia: jornadas de divulgação científica” e “Contribuições de um centro de ciência para a formação continuada de professores”. Os textos são oriundos das jornadas de divulgação científica, organizados em coletâneas produzidas por diversos autores, que tornam os temas menos rebuscados e mais acessíveis, inclusive para crianças.

 

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.