Procon-JF registra em média 52 reclamações por mês contra a Cemig

Por conta do número considerado elevado, órgão de fiscalização emitiu recomendação à empresa


Por Pedro Moysés

06/12/2024 às 18h48- Atualizada 07/12/2024 às 11h54

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), recebeu recomendação emitida pelo Procon para a revisão de políticas e condições que definem os critérios de negociação e parcelamento de dívidas. A medida foi motivada por dados compartilhados pelo Observatório das Relações de Consumo, após a Cemig receber 1.195 reclamações entre dezembro de 2022 e outubro de 2024, ou seja, aproximadamente 52 reclamações por mês.

Além disso, a empresa também está classificada como uma das três com mais reclamações mensais desde setembro de 2023 e apresenta baixa resolutividade: 99,08% dos consumidores tentaram resolver o problemas de forma direta com a empresa antes de procurar o Procon. O Observatório também levantou que uma das críticas mais recorrentes é em relação à renegociação e parcelamento de dívidas.

A partir dos dados, o Procon constatou que a maneira como a Cemig lida com a inadimplência dos consumidores impacta de forma direta no acesso ao serviço básico de energia elétrica. A recomendação emitida para a empresa reforça:

  • comprometimento máximo mensal dos devedores de até 20% da renda, somando o gasto essencial e a quitação de dívida; 
  • o não condicionamento da negociação a cartões de crédito e a não exigência de entrada com comprometimento superior a 20% da renda do devedor;
  • o estabelecimento de um canal de fácil comunicação direta para a mediação de conflitos, além de dispor de equipe especializada para esse tipo de atendimento. 

Procurada, a Cemig informou, por meio de sua assessoria, que ” reforça seu compromisso em fornecer o melhor atendimento aos clientes e sua disposição para o diálogo na busca de soluções, permanecendo à disposição dos Procons.”

Com relação às recomendações emitidas pelo Procon de Juiz de Fora, a Cemig esclarece que mantém uma política de parcelamento para auxiliar a manutenção da adimplência dos clientes da empresa, que tenham a necessidade de negociar valores em aberto com a empresa.

O posicionamento é que a formas de negociação estão disponíveis ao cliente de maneira automática através dos canais digitais de atendimento, como WhatsApp (31 3506-1160), Agência Virtual (www.cemig.com.br) e Aplicativo Cemig, onde o cliente pode simular e avaliar, dentre as condições disponíveis, a que melhor lhe atenda.

Tópicos: cemig

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