Em uma semana, mortes por Covid-19 quase triplicam em JF
Entre 29 de junho e 5 julho, foram registrados nove óbitos na cidade, enquanto período anterior teve quatro falecimentos
O número de mortes por Covid-19 em Juiz de Fora vem crescendo novamente ao longo das últimas semanas. Em apenas uma semana, entre os dias 29 de junho e 5 julho, a cidade registrou nove óbitos por complicações causadas pela doença – número quase três vezes maior do que o notificado no período anterior: entre 22 e 28 de junho foram quatro falecimentos na cidade, conforme dados do boletim epidemiológico divulgado diariamente pela Prefeitura de Juiz de Fora. O levantamento feito pela Tribuna considera os registros pela data de ocorrência do óbito, e não por data de divulgação.
Entre os óbitos ocorridos na última semana, a maioria – sete – é de pessoas idosas e/ou com comorbidade. As outras duas mortes por Covid-19 são de uma mulher de 58 anos, que tinha doença cardiovascular crônica e pancreatite aguda, e de uma bebê de apenas um ano. De acordo com dados da Secretaria de Saúde, a menina tinha doenças associadas: doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica e pneumopatia crônica. Conforme autoridades em saúde, as comorbidades, além da idade, são fatores de risco para que a Covid-19 se agrave.
A Secretaria de Saúde da PJF não divulga a situação vacinal das vítimas.
Junho registra quatro vezes mais mortes por Covid-19 que maio
A quantidade de mortes por Covid-19 também aumentou significativamente no mês passado, em relação à maio. Conforme dados da PJF, em junho, o município registrou 17 mortes causadas por complicações da Covid-19, número quatro vezes maior do que os óbitos notificados em maio (quatro).
Já no mês atual, com dados publicado até esta terça-feira (5), a cidade já registrou, sete falecimentos – uma média de 1,4 mortes por dia.
Casos
Na última semana, a cidade registrou 595 infecções pela doença. No dia 29 de junho, a PJF tinha 70.286 casos confirmados, segundo boletim. Na terça-feira, a cidade chegou a 70.881 confirmações. O quantitativo de novos casos é menor do que o registrado no período anterior. Entre 22 e 28 de junho foram 610 notificações relacionadas a Covid-19.