Casal é condenado por tráfico de drogas em penitenciária de Juiz de Fora

Operação ‘O Mecanismo’, do MPMG, investiga entrada de drogas e celulares em presídios da Zona da Mata


Por Leticya Bernadete

05/11/2022 às 09h45

Um homem e uma mulher, de idades não informadas, foram condenados por praticarem tráfico de drogas na Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, localizada no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. Eles foram indiciados a partir da Operação O Mecanismo, deflagrada em abril deste ano e que tinha como objetivo investigar a entrada de drogas e celulares em presídios da Zona da Mata.

De acordo com informações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) – Regional Zona da Mata, apurou que o homem, mesmo cumprindo pena na penitenciária em Juiz de Fora, contava com sua companheira para a prática do tráfico de substâncias entorpecentes. A própria residência do casal também era utilizada para fins ilícitos.

A pena contra o homem foi fixada em dez anos, nove meses e quinze dias de reclusão, além de 1.545 dias multa. Já a mulher terá nove anos e três meses de reclusão e 1.325 dias-multa. Ambos os réus se encontram presos.

‘O Mecanismo’

A operação foi deflagrada no dia 29 de abril deste ano. O escopo de crimes investigados incluiu corrupção passiva, corrupção ativa, prevaricação em sua forma especial, associação criminosa, tráfico e associação para o tráfico de drogas.

A equipe do MPMG investigava a existência de um complexo esquema criminoso formado por policiais penais (agentes penitenciários), agentes públicos, presos e pessoas ainda não totalmente identificadas, que atuavam no ingresso de drogas, demais materiais ilícitos e aparelhos celulares no interior de estabelecimentos prisionais da Zona da Mata, mediante o pagamento de propina e favores indevidos.

Por meio da assessoria do MPMG, o promotor de Justiça e coordenador do Gaeco da Zona da Mata, Unidade de Visconde do Rio Branco, Breno Costa da Silva Coelho, informou que “os crimes estariam sendo cometidos com a possível participação de agentes públicos, investigados por viabilizar o ingresso de aparelhos celulares e outros materiais ilícitos para o interior dos estabelecimentos prisionais mineiros”.

Em abril, em Juiz de Fora, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e um agente foi afastado das atividades. A manobra atingiu também os municípios de Muriaé, Visconde do Rio Branco, Palma, Rio de Janeiro (RJ), Ervália, Guiricema e São Geraldo. Um policial penal e um civil foram presos em flagrante durante as buscas, além da apreensão de munições e de porções de cocaína.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.