Vestibular de Música 2026 da UFJF tem inscrições abertas

Processo seletivo inclui teste de habilidade específica e permite ingresso via Enem ou Pism


Por Tribuna

05/08/2025 às 14h19

vestibular de música ufjf
Foto: Visualhunt

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Música 2026 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com oferta de vagas para os cursos presenciais de Licenciatura e Bacharelado em Música e entrada prevista para o primeiro semestre letivo. O ingresso pode ser feito por meio do Processo de Ingresso Seletivo Misto (Pism) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sendo que, em ambos os casos, 50% das vagas são destinadas ao sistema de cotas para estudantes oriundos da rede pública de ensino.

Além da participação no Enem 2025 ou no Pism, os candidatos devem, obrigatoriamente, realizar o Teste de Habilidade Específica (THE), que avalia competências teóricas e práticas na área musical. As inscrições devem ser feitas até as 18h do dia 5 de setembro, pelo site da UFJF. A taxa é de R$ 90, com possibilidade de isenção para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, desde que o pedido seja feito até esta sexta-feira (8 de agosto).

No momento da inscrição, é necessário optar por uma das duas modalidades de curso. Candidatos ao Bacharelado têm a opção de indicar a Licenciatura como segunda escolha.

O curso de Licenciatura forma profissionais voltados para o ensino de Música na Educação Básica, com habilitação em Educação Musical Escolar, combinando formação pedagógica com prática musical. Já o Bacharelado prepara músicos para atuação artística em orquestras, bandas, corais ou como compositores e intérpretes, com habilitações em Canto, Flauta Transversal, Piano, Violão, Violino, Violoncelo e Composição.

Avaliação

O processo seletivo específico é dividido em duas etapas. A primeira é a prova prática, de caráter eliminatório, que consiste na gravação de um vídeo com execução musical, conforme a habilitação escolhida. O material deve ser enviado pela “Área do Candidato”, entre os dias 16 e 18 de setembro.

A segunda etapa é uma prova teórica, com caráter classificatório e eliminatório, aplicada presencialmente em 28 de setembro. Serão avaliados conteúdos de teoria e percepção musical, como leitura rítmica, intervalos, ditado melódico, escalas e acordes.

A nota final será a soma dos desempenhos no Teste de Habilidade Específica e no Enem 2025 ou Pism. O resultado final será divulgado em 2 de março de 2026.

Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.