Servidores públicos de JF terão horários flexíveis na Copa
O ponto facultativo não se aplica aos servidores da Cesama, Empav e Emcasa, além de servidores que obedecem escalas de plantão
Os servidores públicos federais e municipais terão pontos facultativos nos dias dos jogos da Seleção Brasileira, na primeira fase do mundial, que acontece a partir do dia 14 de junho, na Rússia. No esquema definido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o funcionamento de alguns setores da administração direta e indireta, incluindo autarquias e fundações, acontecerá com alterações.
A equipe brasileira faz sua estreia no dia 17 de junho, às 15h, enfrentando a Suíça, e, por se tratar de um domingo, não haverá mudanças na PJF. Contudo, nas outras duas rodadas da fase de grupos, cujos jogos acontecem em dias úteis, os horários serão modificados. No dia do segundo jogo, contra a Costa Rica, na sexta-feira, dia 22 de junho, às 9h, o expediente começa a partir das 13h. Já no terceiro jogo, contra a Sérvia, na quarta-feira, dia 27 de junho, às 15h, o expediente no município termina às 13h.
No entanto, segundo a prefeitura, o esquema não se aplica aos servidores da Cesama, Empav e Emcasa. O ponto facultativo também não será concedido a funcionários que obedecem escalas de plantão nas áreas de limpeza pública, saúde, Guarda Municipal e Settra, além dos demais servidores convocados para possíveis situações de emergência.
No caso das escolas municipais, o funcionamento está vinculado ao calendário escolar aprovado pela Secretaria de Educação, caso o mesmo preveja o dia do ponto facultativo como letivo.
Já para os servidores federais, a flexibilização dos horários dos jogos da Seleção Brasileira vale para quem trabalha em órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.
Pelo ato do Ministério do Planejamento, nos dias em que os jogos da Seleção se realizarem pela manhã, o expediente terá início às 14h e, nos dias em que os jogos forem à tarde, o expediente se encerrará às 13h. As horas não trabalhadas devem ser compensadas até o dia 31 de outubro de 2018.