Inep cancela Enem nos 4 quatro blocos do ICH
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou no fim da manhã desta sexta-feira (4) novos detalhes sobre o adiamento das provas do Enem em locais ocupados por manifestantes. Em Juiz de Fora, a aplicação está suspensa nos quatro blocos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Ontem, o instituto chegou a sinalizar que somente os blocos A e D seriam afetados. A nova lista, no entanto, aponta o cancelamento nos blocos A, B, C e D. Uma estudante, leitora da Tribuna, afirmou ter recebido um SMS ainda no início da manhã desta sexta, informando o adiamento do exame no bloco B. Com a nova decisão, 706 alunos inscritos não farão a prova neste fim de semana em Juiz de Fora.
A relação completa de todos os locais em que houve o adiamento está disponível no site do Inep. Segundo o instituto, as atualizações foram feitas às 10h desta sexta-feira. “Caso outras escolas venham a ser ocupadas no decorrer do dia, o Enem também deve ser cancelado”, diz o texto publicado no site do instituto. “Os candidatos serão avisados por SMS, e-mail e pela Página do Participante, no site do Enem. Para os demais, a prova se mantém neste fim de semana”, ainda explica a publicação.
O movimento Ocupa UFJF afirma não ter chegado a ocupar o prédio do ICH em nenhum momento, sendo realizada apenas uma ação em formato de piquete.
Com a suspensão, as provas serão adiadas para 3 e 4 de dezembro. De acordo com novo balanço, o número de estudantes que farão a prova no mês que vem subiu de 191.494 para 240.304, dado que corresponde a 2,79% do total de inscritos em todo o país. Em relação aos locais de prova ocupados, segundo o Inep, o número subiu de 304 para 364. Já o exame para os candidatos presos foi alterado para os dias 13 e 14 de dezembro.