Veja a lista dos novos conselheiros tutelares de Juiz de Fora
Apuração aconteceu ao longo dessa segunda-feira; número de votos ultrapassou 16 mil
Juiz de Fora anunciou na noite dessa segunda-feira (2) o nome dos 25 conselheiros tutelares e suplentes eleitos para o quadriênio de 2024 a 2027. A apuração dos votos começou às 9h e teve fim por volta das 19h. Foram 16.204 votos em Juiz de Fora, de acordo com balanço da Prefeitura (PJF). A participação da população neste pleito, apesar de ser facultativa, registrou um aumento de 125% em relação à eleição anterior, de 2019.
Ao todo foram 93 pessoas disputando as 25 vagas. Os eleitos iniciarão seu mandato no dia 10 de janeiro de 2024. A votação em Juiz de Fora aconteceu de forma impressa no último domingo (1º). As urnas foram levadas ao Ginásio da Secretaria de Esporte e Lazer, no Bairro Santa Teresinha, para que as cédulas fossem contadas por uma comissão de servidores da PJF. Para acompanhar a contagem, candidatos a conselheiro e suplentes se reuniram ao redor da quadra ao longo de todo o dia. O resultado parcial foi sendo atualizado em um projetor conforme os votos iam sendo apurados.
O clima da apuração, segundo a presidente da comissão organizadora, Adriana Marques, foi tranquilo. Ao longo do dia, candidatos, amigos e familiares compareceram ao ginásio para acompanhar o processo. Representantes do Ministério Público e da Guarda Municipal também estiveram no local para fiscalizar e manter a ordem.
Continuidade ao trabalho dos conselheiros
Sara Vieira foi eleita pela terceira vez para ser conselheira da Região Sudeste. Para ela, seguir atuando no conselho permitirá dar continuidade a um trabalho que é feito a longo prazo. “Vou dar início ao meu terceiro mandato e estou muito feliz de poder continuar atuando na área, porque é um trabalho que precisa de continuidade. Trabalhamos com várias famílias em situação de vulnerabilidade, poder continuar zelando por essas crianças e adolescentes vai ser muito bom.”
Para Luciano Villar, também eleito para representar o conselho da Região Sudeste, a grande conquista deste ano foi a criação de mais duas áreas de atuação do conselho. A mudança se deve ao pedido da Prefeitura de Juiz de Fora para aumentar o número de Conselhos Tutelares dos Direitos da Criança e do Adolescente em atuação na cidade através da alteração da Lei 8.056/1992. Hoje, o município conta com três unidades, que passarão a cinco no início do ano que vem. “Com isso, a gente espera que o conselho tenha um tempo de resposta muito melhor. A gente tem uma demanda represada, nosso tempo de resposta ainda não é o ideal, agora acredito que vamos atender com muito mais eficiência a população.”
Katia Macedo, eleita com o maior número de votos para o Conselho Tutelar da Região Norte, também segue para o terceiro mandato no órgão. Ela já participou de três eleições e afirma que esta impressionou principalmente pelo número de votos. “É assustador e lindo ao mesmo tempo que o conselho tenha essa visibilidade. Eu espero realmente que um dia todos entendam a importância da atuação do conselho, porque quanto mais pessoas se mobilizarem para esta luta, melhor será a proteção que daremos às nossas crianças e adolescentes.”