Mais de 16 mil pessoas votaram na eleição dos Conselhos Tutelares em Juiz de Fora
Segundo a Prefeitura, o resultado da eleição deve ser divulgado no final da tarde desta segunda-feira
A eleição dos Conselhos Tutelares, que aconteceu no último domingo (1°), contou com mais de 16.220 votos em Juiz de Fora, de acordo com balanço da Prefeitura (PJF). A participação da população neste pleito, apesar de ser facultativa, registrou um aumento de 125% em relação à eleição anterior, de 2019. A PJF informou que o resultado das apurações deve ser divulgado ainda no final da tarde desta segunda-feira (2).
O crescimento da participação na cidade acompanha o cenário nacional. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) divulgou que mais de 56 mil urnas eletrônicas, cedidas pela Justiça Eleitoral, foram usadas em todo o país. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral, mais de 380 municípios de Minas Gerais utilizaram as urnas pela primeira vez. Porém, em Juiz de Fora o voto ainda foi em papel.
“A expectativa é que vai ter um aumento bastante significativo [da população nas urnas]. É a terceira vez desta eleição de forma unificada e com a característica especial de envolvimento do Tribunal Superior Eleitoral, com os tribunais regionais eleitorais na seção das urnas eletrônicas. O que é muito importante para participação, para facilitação de contagem e de acesso e de votação para a população. Então, a expectativa continua firme de um aumento significativo de participação social”, aponta o secretário Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente/MDHC, Cláudio Augusto Vieira, em entrevista à Agência Brasil.
A eleição de 2023 vai escolher mais de 30 mil conselheiros tutelares. Em Juiz de Fora, 93 candidatos disputam 25 vagas, sendo cinco para cada região: Norte, Norte-Nordeste, Sul-Oeste, Centro-Sudeste e Leste. O município garantiu transporte gratuito aos eleitores, conforme solicitado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.