Inscrições para o Cartão Passe Fácil Estudante começam nesta segunda-feira
Estudantes da rede municipal de ensino devem se cadastrar até 31 de março para ter gratuidade no acesso ao transporte coletivo urbano
As inscrições para o Cartão Passe Fácil Estudante estão abertas a partir desta segunda-feira (2). O benefício oferece ao aluno da rede municipal de ensino o acesso com gratuidade ao transporte coletivo urbano, de acordo com as normas estabelecidas. O cadastro pode ser realizado até o dia 31 de março.
As inscrições devem ser feitas pela internet por meio do site Prefeitura Ágil – Juiz de Fora. O candidato deverá anexar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade de todos os moradores da casa, Cadastro de Pessoa Física (CPF) do aluno e de seus pais (caso menor de 18 anos), certidão de casamento, comprovantes de residência e de renda familiar, ficha de matrícula atualizada do aluno e declaração de frequência emitida pela escola em que o aluno está matriculado. Vale ressaltar que os estudantes já cadastrados não precisam efetuar nova inscrição.
De acordo com a PJF, o período de inscrição foi antecipado para o mês de janeiro, se estendendo até março, devido a uma demanda antiga da população. Conforme os critérios do Programa Municipal “Cartão Passe Fácil Estudante”, o estudante precisa estar matriculado em instituição de ensino da rede municipal, residir a mais de um quilômetro da escola e ter renda familiar bruta de até dois salários mínimos, além de seguir outros critérios, estabelecidos no Edital do Programa.
Após a inscrição finalizada, o material seguirá para a Comissão Avaliadora da Supervisão de Transporte Escolar (STE) da SE e SMU e será emitido parecer. Para facilitar o processo, no primeiro semestre de 2023 alguns documentos passarão a ser aceitos:
- Caso o requerente não tenha Comprovante de Residência, deverá solicitar à escola documento assinado pela direção, assegurando a veracidade da informação (endereço que consta na matrícula do estudante);
- Os estudantes que trabalham informalmente, sem carteira assinada, deverão apresentar a carteira de trabalho e uma declaração de próprio punho declarando o valor da renda mensal.
- Este ano não haverá necessidade de apresentação da carteira de trabalho dos coabitantes que não possuem renda, somente daqueles que possuem.
Atendimento presencial
As pessoas que precisarem de auxílio para a inscrição, poderão agendar atendimento presencial, no qual deverão comparecer com a documentação exigida, acompanhada de fotocópia ou foto dos documentos. O atendimento presencial será realizado nos seguintes espaços de Atendimento ao Cidadão:
Atendimento ao Cidadão | Centro
Agendamento e Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 9h às 15h
Av. Rio Branco, 1843/2/ andar – Centro
Tel.: (32) 2104-8530 | 2104-8531 | 2104-8580 | 3690-8151
Whatsapp para informações: (32) 2104-8531
Atendimento ao Cidadão | Centro II
Agendamento e Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 9h às 15h
Av. Presidente Itamar Franco, 992 – São Mateus | Procon
Atendimento ao Cidadão | Norte
Agendamento e Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 9h às 15h
Rua Inês Garcia, 357 – Benfica
Tel.:(32) 3690-7877
Atendimento ao Cidadão | Nordeste
Agendamento e Funcionamento: Segunda a sexta-feira de 9h às 15h
Av. Rui Barbosa, nº 784, loja 12 – Santa Terezinha
Tel.: (32) 3690-8610