Fábrica de fantasias que pegou fogo no Rio operava de forma irregular; 22 pessoas estavam no local
Secretaria estadual da Saúde informou que dez pessoas ficaram feridas
![Fábrica de fantasias que pegou fogo no Rio operava de forma irregular; 22 pessoas estavam no local 1 fabrica de fantasias rio foto reproducao tv globo](https://tribunademinas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/fabrica-de-fantasias-rio-foto-reproducao-tv-globo.jpg)
O coronel Luciano Sarmento, subcomandante do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, disse que a fábrica de fantasias de carnaval Maximus Confecções, que pegou fogo na manhã desta quarta-feira (12), em Ramos, na Zona Norte, não tinha aprovação da corporação para funcionar. O imóvel operava de forma irregular.
Ainda de acordo com o coronel, 22 pessoas que estavam no local foram resgatadas. O fogo foi controlado por volta das 10h. A secretaria estadual da Saúde informou que dez pessoas ficaram feridas.
Segundo a direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas, seis mulheres e três homens estão em estado grave. Uma mulher passa por avaliação da equipe médica. Todos os pacientes deram entrada por queimadura em via aérea após inalação de fumaça tóxica. Eles estão entubados para proteção das vias aéreas e encaminhados para a UTI
A fábrica operava em três turnos para dar conta da alta demanda de produção e alguns funcionários dormiam no estabelecimento quando as chamas começaram.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a ocorrência foi registrada pouco antes das 8h. Mais de 30 viaturas e cerca de 90 bombeiros atuaram no combate às chamas. O Grupamento de Operações Aéreas e de especialista em salvamento em altura também participaram dos trabalhos. Quatro pessoas foram resgatadas pela janela.
O local produz fantasias para os desfiles de escolas de samba do carnaval, dentre elas, a Império Serrano e a Unidos da Ponte. Ambas divulgaram notas pelas redes sociais.
O prefeito do Rio Eduardo Paes disse, em postagem nas redes sociais, que já conversou com o presidente da Série Outro das escolas, e que as agremiações afetadas não serão rebaixadas no carnaval deste ano. Ele não comentou sobre as condições de trabalho na fábrica tampouco se ela tinha alvará de funcionamento.
Fantasias
A fábrica produz fantasias de diversas escolas de samba. Império Serrano e Unidos da Ponte informaram que toda a produção do desfile deste ano estava na confecção. As duas agremiações são da Série Ouro, o grupo de acesso do carnaval carioca.
A Liga RJ, que representa as escolas do grupo de acesso, informou que a Maximus desempenha um papel fundamental no fornecimento de materiais para as escolas de samba e, além disso, serve como espaço para a confecção de fantasias de diversas agremiações carnavalescas.
“O impacto deste incidente atinge diretamente o planejamento do carnaval e toda a cadeia produtiva envolvida na sua realização”, afirmou, em nota, a Liga RJ.
Ela convocará “com urgência” os presidentes das escolas para uma assembleia extraordinária, a fim de avaliar a situação e definir os próximos passos, “garantindo que nenhuma escola de samba filiada seja prejudicada”.
Além dos bombeiros, foram acionados agentes da Polícia Militar, Guarda Municipal, Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Rio), subprefeitura da zona norte e Defesa Civil Municipal.
Tópicos: bombeiros / carnaval / rio / rio de janeiro