Dez alimentos para curar a ressaca pós-Copa
Veja como aliviar o mal-estar se você exagerou na cervejinha acompanhando os jogos do Mundial
Tudo bem que a maioria dos jogos do Brasil, pelo menos nesta fase da Copa do Mundo, ocorrem em horários comerciais. Mas para os fãs mais ávidos do esporte e do evento, não importa quem está jogando, assistir às partidas do Mundial tomando uma cervejinha entre amigos, em casa ou no botequim, é sempre uma boa pedida. O problema é que na empolgação do jogo, às vezes a gente perde a mão e acaba tomando umas a mais, só para sermos lembrados dos nossos excessos no dia seguinte. “Se a pessoa tiver um boa alimentação e estiver sempre se hidratando, não terá problemas com a ressaca. Agora se não houver cuidados antes e depois de beber, os sintomas aparecerão”, diz a nutricionista funcional Regina Moraes Teixeira.
Os sintomas clássicos da ressaca são náuseas, dores de cabeça, sensação de queimação no estômago e corpo fraco.”Com os alimentos corretos e a adequada quantidade de água é possível conseguir o mesmo alívio dos medicamentos e de uma maneira muito mais natural e saudável, por isso nunca beba de estômago vazio. O álcool agride muito as paredes do estômago, sobrecarrega o fígado, afeta o sistema nervoso e ainda causa desidratação”, explica a especialista. E se você pensou que aquele podrão gorduroso ajudaria no pós-esbórnia, pensou errado! Confira dez alimentos naturais listados pela profissional para aliviar os efeitos do pós-bebedeira.
Gengibre
“Possui ação antiemética, anti-inflamatória, desintoxicante, ajudando a melhorar o desempenho do sistema digestivo.”
Água de coco
“Ela hidrata e repõe os nutrientes perdidos com o excesso de álcool.”
Hortelã
“Auxilia na melhora da digestão e no alívio de dores estomacais, além de melhorar o mau hálito, que é muito comum depois do excesso de álcool.”
Melão
“Grande parte da sua composição é agua, o que ajuda muito na hidratação e no processo de eliminação de toxinas, além de ser fonte de diversas vitaminas e minerais importantes para o bom funcionamento do organismo, como o potássio e o fósforo.”
Banana
“A banana ajuda a diminuir a azia, pois possui um antiácido natural na sua composição, acalmando o estômago, além de possuir potássio que regula o equilíbrio de água no corpo e vitamina B6, que regula os níveis de glicose no sangue.”
Laranja
“Auxilia na melhora das dores de cabeça e no apetite, que pode ficar comprometido pelas náuseas”
Acerola
“Rica em vitamina C, possui ação antioxidante, além de possuir compostos que ajudam a melhorar a perda de apetite, palidez, sonolência e etc;
Quiabo
“É boa fonte de fibra solúvel, que estabiliza os níveis de açúcares no sangue. Contém também psyllium, que age como um probiótico no intestino, ajudando também na recuperação do sistema digestivo.”
Abóbora
“Ajuda no bom funcionamento do sistema digestivo. Por ser boa fonte de carboidratos, possui altos teores de magnésio e potássio, que ajudam a manter uma produção eficiente de energia. A falta de um destes minerais, pode levar a fadiga e cãibras, sintomas muito comuns na ressaca.”
Canela
“Ajuda a melhorar transtornos digestivos, já que possui ação anti-inflamatória e antiespasmódico, além de também controlar a glicose no sangue.”