Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Na vila: novas possibilidades para o café

Luiza Reis, do Meiuca, ensina receita de café gelado para as tardes de verão


Por Cecília Itaborahy, sob supervisão de Wendell Guiducci

07/01/2022 às 07h00

café gelado
Café gelado do Meiuca (foto: divulgação)

O verão de 2022 ainda está tímido. O sol não saiu por completo, mas, à tardinha, o calor dá as caras por Juiz de Fora. O cardápio, por consequência, precisa de uma adaptação para que a alimentação esteja à altura do clima. O café da tarde pode ser um item que fica comprometido no cardápio do alto verão. Mas, para quem não o troca por nada e não quer sofrer com uma bebida muito quente, existe uma outra possibilidade: o café gelado. Não é difícil acertar o ponto. No gosto, talvez seja. Mas, para descomplicar, a barista do Meiuca, Luiza Reis, ensina a receita de café gelado simples, saborosa e refrescante para a estação.

Antes, o Meiuca, café-jardim, funcionava apenas via delivery, com um cardápio mais adaptado ao comer em casa, já demonstrando ser voltado ao café da tarde. Em 20 de novembro, finalmente abriu as portas de uma das vilas do Bairro São Mateus (Rua Manoel Bernardino 101) para receber o público. Como já abriu em uma época mais quente, as bebidas geladas deveriam entrar no cardápio. Luiza conta que a primeira coisa que lhe veio à cabeça na hora de pensar qual seria a bebida foram os chás gelados. Ela, no entanto, conta que os processo de infusão a que ela teve acesso são, sobretudo, vindos da família, ao contrário do café, que ela estuda desde 2019. Por causa disso, decidiu que a saída seria, realmente, explorar as diversas possibilidades do café. “O que é muito legal, né? Porque a gente toma a vida inteira aquele mesmo café em casa, quente, bem escuro e amargo”, ela diz, apostando, também, em novas formas de fazer, além dos sabores.

Luiza ainda quer estudar as infusões, conhecer as propriedades e inserir novidades no cardápio, pensando, também, nas diversas misturas possíveis e na combinação com as comidas do Meiuca. Ela, Amanda Soldati e Márcio Jorge, idealizadores do Meiuca, conseguem, cada um, ter a liberdade necessária para aprofundar nesses detalhes e instaurar o projeto de culinária inclusiva – que agrada todos os gostos e as necessidades.

O café gelado tem uma torra menos escura. A cor é mais caramelo. Por isso, acaba sendo menos amargo que os do dia a dia. No instagram do Meiuca (@meiucafe), a apresentação mostra bem a que ele veio: “O sabor achocolatado e caramelizado do café harmoniza com a acidez do limão e da laranja, compondo uma belíssima canção na sua língua”. É por causa disso que, quando esquenta, Luiza brinca que faz a bebida a tarde toda. Agora, ela ajuda a refrescar o paladar em casa mesmo.

O conteúdo continua após o anúncio

Receita de café gelado simples

Por Luiza Reis

Ingredientes:
20g de café moído
320ml de água fervida
1 limão espremido
Rodelas de laranja
Gelo

Modo de preparo:
Coloque o filtro de papel no coador e jogue um pouco da água fervida para escaldar. Descarte essa água. Adicione gelo até encher a jarra ou copo que você escolheu. Depois, coloque o coador sobre ela. Despeje o limão espremido no filtro de papel escaldado. Adicione o café moído no filtro. Vá adicionando a água fervida para coar o café em parcelas. Por fim, misture um pouco a bebida e adicione as rodelas de laranja. Se achar necessário, adoce com açúcar mascavo, mel ou melado. Beba e refresque-se!

Leia também: Gastronomia inclusiva: geleia de morango com manjericão de verdade

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia