Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Gastronomia inclusiva: geleia de morango com manjericão de verdade

Integrantes do Meiuca ensinam receita sem glúten, vegana e possivelmente diet para o café da tarde


Por Cecilia Itaborahy, estagiária sob supervisão de Wendell Guiducci

04/06/2021 às 07h00

geleia

Comida de verdade, democrática e inclusiva. Unir essas três temáticas, na verdade, não é fácil. A linha é bem tênue e extrapola, algumas vezes. Mas é isso que buscam Luiza Reis, Amanda Soldati e Márcio Jorge. Os três idealizaram o Meiuca: café-jardim de comida inclusiva. É seguindo nessa linha que, hoje, eles ensinam a receita da geleia de morango com manjericão. “Escolhemos essa geleia por acreditarmos que ela traduz alguns conceitos da nossa marca. Manter o tradicional, acrescido de elementos que o torne diferente, sem deixar de ser familiar às pessoas. É um acompanhamento perfeito para pães de queijo, por exemplo”, comentam.

geleiaSol, como Amanda é mais conhecida, e Luiza começaram, juntas, a fazer faculdade no Instituto de Artes e Design na UFJF. Luiza se formou em cinema, na correria entre trabalhos, bolsas de faculdade e o estudo. Nesse tempo, trabalhou em alguns estabelecimentos, inclusive em um café. Já Sol acabou saindo do IAD para fazer gastronomia. Ela conta: “A gastronomia é muito mais do que eu imaginava. É o meu caminho mesmo”. Apesar das diferentes estradas, as duas, desde 2015, economizavam dinheiro para fazer alguma coisa juntas: essa sempre foi a vontade e o sonho. Márcio, formado em geografia, é namorado da Luiza, e acaba sendo um dos motivos de elas quererem fazer a comida inclusiva. Ele é celíaco – intolerante a glúten – e, por isso, passa certo aperto na hora de encontrar um lugar que ofereça, realmente, comida sem o ingrediente.

Cada um entrou levando a bagagem do que já tinham vivido. Uma com a mão na massa, a outra no café e o outro com a horta e as plantinhas. Para além disso, a ideia deles é fazer “comida que seja gostosa para qualquer pessoa” – aí está a ideia da inclusão. Comida de verdade, para elas, é aquilo que, realmente, alimenta e permite ser “possível saber o que está comendo e quem está fazendo, de maneira transparente”. A ideia de ser democrática é porque, geralmente, produtos artesanais e que priorizam produtores locais são mais caros – Luiza comenta a diferença do café industrializado para o orgânico, por exemplo. A ideia deles é, então, vender uma comida mais acessível, verdadeira e para todos.

Funcionando numa vila no Bairro São Mateus, mas atendendo via delivery, a Meiuca tem a proposta de, também, afetar quem come. Sol comenta sobre uma linha da gastronomia, que é a “comfort food”. Nela, tenta-se atingir, com a comida, uma memória confortável, geralmente associada à infância. Isso acaba sendo, também, um trabalho artístico, muito além da simples nutrição. O cardápio, por exemplo, faz alusão ao café da tarde, quase de casa de vó mineira, na medida de ser acolhedor.

O conteúdo continua após o anúncio

Sobre a receita escolhida, finalizam: “O morango entra em seu período de safra agora, em meados de junho. Assim, encontramos a fruta mais doce e fresca. Essa receita, além de livre de glúten e vegana, ainda pode ser feita na versão diet, substituindo, na mesma proporção, o açúcar por xilitol ou eritritol, que são adoçantes naturais”.

Geleia de morango com manjericão

Por Luiza, Sol e Márcio Jr.

Ingredientes:
300g de morangos frescos
150g de açúcar cristal
Suco de 1/2 limão
50ml de água
5g de manjericão

Modo de preparo:
Lavar os morangos e picar ao meio. Agregar o açúcar, a água e o suco do limão. Cozinhar por 20 minutos. Lavar e picar o manjericão bem pequeno, juntar à geleia e cozinhar por mais 5 minutos ou até dar o ponto.

Leia também: Brigadeirão: sofisticação e memória afetiva

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é dos autores das mensagens.
A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros.



Desenvolvido por Grupo Emedia