Programa AmbientAção, do Governo de Minas, chega a mais seis municípios da Zona da Mata Mineira
PUBLIEDITORIAL
Iniciativa promove cultura organizacional sustentável e conscientização ambiental entre servidores públicos
O Programa AmbientAção, uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), está se expandindo nos municípios de Carangola, Tombos, Divino, Fervedouro, Ervália e Orizânia, na Zona da Mata. Equipe da Semad esteve presente nessas cidades para capacitar novas comissões setoriais e ampliar o programa para diversas outras instituições locais.
Com o objetivo de incentivar o questionamento crítico e emancipador entre os servidores públicos de Minas Gerais, estimulando práticas de gestão ambiental responsável e consumo consciente, o AmbientAção, em 2021, passou por uma reestruturação e, desde então, tem atingido aproximadamente 30 mil servidores, lotados em 69 prédios públicos em todo o estado.
Essa reestruturação motivou as prefeituras das seis cidades a convidar a equipe da Semad para fazer novas capacitações nas localidades e ampliar o programa a outras instituições. Entre os dias 11 e 14 deste mês, a equipe da Semad apresentou o conteúdo trabalhado no AmbientAção a autoridades municipais, coordenadores educacionais, professores das escolas municipais e estaduais.
Essa expansão do programa para Carangola, Tombos, Divino, Fervedouro, Ervália e Orizânia é um marco importante para a iniciativa e para a região da Zona da Mata. O programa busca criar uma consciência ambiental sólida e encorajar práticas sustentáveis não apenas entre servidores públicos, mas também entre a população local.
De acordo com o técnico ambiental da Semad, Clair José Benfica, a presença da equipe da Secretaria para a capacitação de novas comissões setoriais demonstra o comprometimento do programa em fortalecer sua influência nas comunidades locais. “Essas comissões desempenharão um papel fundamental na disseminação da educação ambiental e na implementação de ações sustentáveis em suas respectivas instituições”.
À medida que mais instituições locais se envolvem no programa e mais colaboradores são capacitados, as regiões ganham uma oportunidade adicional de fortalecer a proteção do meio ambiente e promover uma mentalidade mais ecologicamente consciente.
Assim, os benefícios para o meio ambiente e para as comunidades locais se tornam cada vez mais evidentes. A expansão do AmbientAção é um passo significativo em direção a um futuro mais verde e responsável em Minas Gerais.
Consumo Consciente e Gestão de Resíduos
O programa AmbientAção foi criado em 2003 e, em 2019, passou a fazer parte do elenco de projetos da Diretoria de Educação Ambiental e Relações Institucionais (Deari), que integra a Superintendência de Gestão Ambiental, da Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad.
É dividido em duas linhas de ação: “Consumo Consciente” e “Gestão de Resíduos”. A primeira linha busca sensibilizar os servidores públicos para a importância de adotar práticas de consumo mais conscientes, levando em consideração o impacto ambiental de suas escolhas cotidianas. Isso envolve desde o uso eficiente de recursos até a redução do desperdício.
Já a “Gestão de Resíduos” discute a necessidade de uma abordagem responsável em relação aos resíduos gerados nas instalações públicas. O programa promove a separação adequada dos resíduos, a reciclagem e a redução da produção de lixo, contribuindo para a preservação do meio ambiente e o cumprimento das políticas de resíduos sólidos do estado.
SAIBA MAIS
Para saber mais sobre o programa AmbientAção, acesse www.ambientacao.meioambiente.mg.gov.br