Tópicos em alta: delivery jf / coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Atividade física na escola cria hábito mais saudável de vida

PUBLIEDITORIAL

Seja por meio do esporte ou da dança, a atividade física envolve várias capacidades, como motora, cognitiva, social e afetiva, além de ser inclusiva


Por Instituto Vianna Júnior

04/02/2018 às 07h00

Fotos: Divulgaçãovianna-junior-2vianna-junior-3vianna-junior-4vianna-junior-5vianna-junior-6Fotos: Divulgação
<
>
Fotos: Divulgação

A prática da atividade física nas escolas, seja por meio de esporte, dança ou outras atividades culturais, é uma experiência que vai muito além das quadras e dos palcos. Ela capacita as crianças, desde cedo, a lidar com suas necessidades, desejos, emoções e expectativas, contribuindo para seu desenvolvimento integral. “A prática esportiva trabalha com várias capacidades: motora, cognitiva, social e afetiva e tem um viés de inclusão também”, explica o coordenador de esportes do Instituto Vianna Júnior, Paulo Henrique Toledo. Por isso, é importante que os pais observem a qualidade das atividades extracurriculares ao escolher uma escola para os filhos.

O tema é tão relevante que, neste ano, o Colégio Vianna Júnior está incluindo duas novas modalidades para as escolinhas especializadas oferecidas após as aulas. Ao futsal, voleibol, capoeira, ballet & jazz, judô e xadrez se juntam agora fitdance e musicalização. O propósito é ampliar ainda mais o leque, para atender os interesses e as demandas individuais das centenas de alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Há crianças que têm mais aptidão para atividades que trabalham os membros inferiores, outras os membros superiores, outras ainda a parte mais cognitiva. O importante é atendê-las em suas mais diversas necessidades”, acrescenta Toledo.

O objetivo é o desenvolvimento global da criança e do adolescente, mas há também outro aspecto fundamental: o desenvolvimento de hábitos mais saudáveis de vida impulsionados pela prática regular da atividade física. “Ao estimular os alunos a se exercitarem, seja por meio das escolinhas especializadas, seja pelas aulas curriculares de educação física e, ainda, pelos treinamentos para o Ensino Médio e Superior estamos contribuindo também para que se preocupem com a própria saúde”, observa o coordenador.

Atlética oferece treinamentos em diversas modalidades

Treinamentos para vôlei, basquete, futsal, futebol, natação e handebol são opções que o Vianna oferece para alunos do Ensino Médio e Superior com o propósito de competição. Desde o ano passado, as atividades para os universitários são organizadas pela Atlética, associação criada pelos alunos que conta com a supervisão do coordenador de Esportes, Paulo Henrique Toledo. O trabalho é desenvolvido de modo a preparar os grupos de atletas para as competições entre faculdades de Juiz de Fora e até mesmo nacionais.

“A Atlética é soberana. Cuida da contratação de profissionais e treinadores. Nós damos o apoio que precisam com cessão de espaço físico e horários para os treinamentos. Como são muitos alunos, alguns desses treinamentos são feitos em clubes conveniados, com os quais temos contrato para o uso das dependências”, explica Toledo. Muitos desses universitários começaram nas escolinhas especializadas, ainda no Ensino Fundamental, e se identificaram tanto com o esporte que optaram por treinar de forma mais competitiva, contribuindo para manter a tradição esportiva que o Vianna Júnior tem desde sua fundação há 78 anos.



Desenvolvido por Grupo Emedia