Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

Para não sair do ouvido: 4 podcasts de cultura produzidos por juiz-foranos

Tribuna sugere quatro narrativas sonoras para quem gosta de literatura, história do cinema, música e discutir sobre a memória da política brasileira


Por Nayara Zanetti, estagiária sob supervisão da editora Isabel Pequeno

01/10/2021 às 07h51- Atualizada 01/10/2021 às 08h14

Todos os dias escutamos inúmeras vozes, mas será se realmente paramos para prestar atenção no que essas vozes estão dizendo? O podcast é um meio que tem se destacado justamente por conquistar a atenção do ouvinte com qualquer tema – qualquer tema mesmo. É um lugar para diferentes vozes se expressarem, serem escutadas, além de estimular a nossa capacidade de revisitar memórias e construir cenários sonoros. O podcast tem feito companhia para muita gente, alguns nos conduzem para uma experiência imersiva, outros nos introduzem em uma conversa entre amigos, atiçam a curiosidade e dão início a uma travessia, sem você saber qual será o fim. Pensando em apresentar produções locais aos leitores, a Tribuna lista quatro podcasts que falam sobre música, livros, filmes, memória e política no Brasil.

Animato

Tudo começou em uma aula do curso de Rádio, TV e Internet. Kethleen Formigon sempre se interessou pelas nuances do universo musical, enquanto a curiosidade de Laura Ferrari era despertada pela cultura pop. Pensando em conectar os dois mundos, decidiram criar o podcast “Animato: A História do Som Através do Cinema”. O projeto busca mostrar, desde os primórdios do cinema, a ligação entre o som e o audiovisual, tentando levar ao ouvinte como a música erudita, que aparenta ser reservada à elite, está presente ao nosso redor, dentro das mídias populares e de fácil acesso. E por que não fazer isso em um meio que valoriza justamente o som? Com o formato narrativo e uma linguagem informal, elas desejam criar, cada vez mais, uma experiência participativa e sensorial.

Complexo – Aqui na Varanda

A ideia de combinar literatura, filme, música e uma boa prosa entre amigos deu mais do que certo para o podcast “Complexo – Aqui na Varanda”. Os anfitriões da Varanda – Ulisses Belleigoli, Laís Cerqueira, Deco Porteira e Guilherme Madeira – tinham uma vontade mútua de produzir um conteúdo que fosse interessante, divertido e imediato. Por isso, criaram o podcast para discutir desde Machado de Assis até Elena Ferrante, passando por ficção científica e romances para jovens e adolescentes, além dos episódios que abordam os livros lançados pelo próprio projeto – que também é uma editora independente. Com a intenção de ser uma companhia para a leitura dos ouvintes, e quem sabe o incentivo que eles precisavam para começar um novo livro, os anfitriões levam convidados e conduzem a conversa de forma informal sobre os temas do programa.

O conteúdo continua após o anúncio

Drummond Cast

Pensando em dar mais visibilidade para as bandas da cena de Juiz de Fora e região, Johnes Drummond decidiu produzir o Drummond Cast. O primeiro programa foi em colaboração com a banda de rock juiz-forana Martiataka e, desde então, já recebeu vários músicos da cidade, como Caetano Brasil e Helgi. Logo em seguida, Johnes criou o projeto DrummondCast: “5 discos que marcaram minha vida”, em que ele convida artistas de várias áreas para bater um papo cheio de referências musicais. Ele sempre está à procura de quem tem música autoral. A iniciativa deu tão certo que atualmente conta com participações de artistas de todo o Brasil. Os episódios destacam a importância de valorizar os artistas locais, divulgando sua arte e propondo reflexões a respeito de temas ligados à música underground.

Memorial Podcast

O Memorial Podcast surge com a intenção de expandir o que é preservado e exposto no Memorial da República Presidente Itamar Franco, criando novas conexões e promovendo reflexões. Revisitar o passado para pensar sobre o futuro e observar o cenário político atual do Brasil guiam os debates do programa, feitos no formato de entrevista com intelectuais – acadêmicos ou não – envolvidos no debate público sobre a política brasileira. O podcast é produzido e apresentado pelo jornalista Mauro Morais, editado pelo jornalista Leandro Carneiro. A estudante de Artes e Design Thais Gamarano é responsável pela estética do projeto. “Qual república escrevemos?”, esse é o tema da segunda e atual temporada, que busca discutir o país sob diversos ângulos, tendo a democracia como norte.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Desenvolvido por Grupo Emedia