Windows 11: ainda é possível fazer atualização gratuita; saiba como
A Microsoft avisa ser de responsabilidade do usuário checar se o computador tem as configurações para suportar a atualização
A Microsoft tenta fazer com que mais usuários adotem o Windows 11. Para isso, ela disponibilizou instruções de como fazer o upgrade da versão anterior do sistema de forma gratuita.
Segundo a nova página da empresa “Posso migrar para o Windows 11?“, as orientações indicam que é possível fazer essa transição sem pagar uma licença adicional. No entanto, a Microsoft avisa ser de responsabilidade do usuário checar se o computador tem as configurações para suportar a atualização. Um atalho para o download da nova versão também foi acrescentado.
Novas instruções para atualizar para o Windows 11
Além da iniciativa de reforçar a ideia de que é possível fazer o upgrade sem pagar, a Microsoft adicionou um atalho que leva o usuário direto para a atualização.
Sobre as especificações que fazem o computador suportar o sistema, a empresa reforça que o Windows 10 – antes da atualização – esteja na versão 22H2, para que a migração seja feita direto para o Windows 11 21H2.
Para descobrir a versão do seu sistema operacional, pressione simultaneamente as teclas Windows + R e digite winver no campo a seguir.
As exigências mínimas de hardware do Windows 11 são: ter ao menos um processador de 1 GHz com dois núcleos; compatibilidade com 64 bits; mínimo de 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. É obrigatório uma conexão com internet para as configurações iniciais e atualizações, em especial o Windows 11 Home, que também vai exigir uma conta Microsoft.
Outro requisito indispensável, segundo a Microsoft, é ter um mecanismo de segurança TPM 2.0.
Esses critérios encurtam a vida de aparelhos antigos, em especial aqueles produzidos antes de 2017. É possível descobrir se seu PC é compatível com a atualização aqui.
O que fazer se meu computador não for compatível?
Após 14 de outubro de 2025, o Windows 10 ficará sem suporte pela Microsoft, isso significa que não haverá mais atualizações desse sistema.
Updates pagos de segurança ainda podem ser oferecidos para usuários domésticos e empresas por até um ano.
Também existe a opção de forçar a instalação do Windows 11 em máquinas incompatíveis. A Microsoft, inclusive, já publicou instruções para isso, mas deixou claro que não presta suporte em caso de erro.
Tópicos: Microsoft / tecnologia / windows / windows 11