Whatsapp permite salvar contatos diretamente pelo Whatsapp Web

Agora, não será mais necessário utilizar o dispositivo principal para executar ação


Por Mariana Cury, Agência Estado

01/11/2024 às 18h23

O WhatsApp anunciou, na semana passada, novas maneiras para o usuário salvar e gerenciar contatos. Os novos recursos devem ser disponibilizados durante as próximas semanas e meses.

Agora, não será mais necessário salvar um novo contato no dispositivo principal, no qual a conta está vinculada – geralmente, esse aparelho é um celular. Com a nova função, o usuário poderá salvar um número de telefone direto do WhatsApp Web ou no app para Windows.

Além disso, a novidade possibilitará que o usuário salve um novo contato somente na conta do WhatsApp, sem precisar adicionar à agenda de contatos do celular.

Esse novo recurso pode ser útil para aqueles que compartilham o próprio número com frequência; gerenciam uma conta pessoal e outra comercial no mesmo dispositivo e querem duas listas de contato; ou em caso de perda ou troca de dispositivo, já que agora, os contatos salvos no WhatsApp serão restaurados.

Segundo a plataforma, essas novas ferramentas de gerenciamento permitirão que o usuário adicione contatos por meio de nome de usuário no WhatsApp. Segundo a empresa, isso oferece um grau maior de privacidade, já que não será necessário compartilhar o número de telefone ao enviar mensagens.

Nas últimas semanas, o aplicativo de mensagens também anunciou mudanças no recurso Status, que permitem aos usuários fazer menções privadas a contatos específicos e reagir às publicações com emojis. Além disso, outra novidade recente que está sendo implementada pelo WhatsApp é a mudança do “digitando…” – quando alguém está escrevendo – para um balão de conversa animado ao lado da foto de perfil do contato.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.