Montadora inaugura centro de desmontagem e venda de peças usadas no Brasil
Centro terá capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano e revender peças com certificação do Detran

A montadora Stellantis, dona das marcas Citroën, Fiat, Jeep, Peugeot e RAM, inaugurou, em Osasco (SP), na quinta-feira (21), sua primeira área de desmanche de veículos na América do Sul. O Centro de Desmontagem Veicular Circular Autopeças é o segundo do tipo do grupo no mundo (o pioneiro fica na Itália). No Brasil, serão desmontados cerca de 8 mil veículos por ano e as peças em bom estado e recondicionadas serão colocadas à venda no mercado de reposição, em lojas físicas e digitais.
Em breve, a Stellantis lançará uma página eletrônica para oferecer esses componentes. No total, serão 49 grupos de peças com rastreabilidade e certificação garantidas pelo Detran-SP. O investimento foi de R$ 13 milhões e a expectativa é de criação de cerca de 150 empregos nos próximos anos.
Com capacidade para desmontar até 8 mil veículos por ano, o centro vai destinar corretamente materiais e disponibilizar peças recuperadas para revenda. O objetivo é estender a vida útil dos componentes, reduzir o impacto ambiental e fomentar um modelo de consumo mais sustentável.
Comercialização de peças
As peças em boas condições serão disponibilizadas para consumidores finais em canais físicos e digitais. Em Osasco, a venda será feita em loja instalada em contêiner no próprio centro. No ambiente online, os itens estarão disponíveis na loja oficial da Circular AutoPeças no Mercado Livre e, em breve, em e-commerce próprio. Todas as transações seguem normas do Detran, garantindo rastreabilidade, qualidade e procedência.
Processo de desmontagem
Os veículos adquiridos por meio de leilões passam inicialmente por descontaminação, com retirada de fluidos como óleo e combustível. Em seguida, são avaliados por técnicos, que separam as peças em condições de reuso ou remanufatura. Cada componente recebe identificação individual com etiqueta de rastreamento emitida pelo Detran, além de classificação e valor de mercado.
Segundo Paulo Solti, vice-presidente de Peças e Serviços da Stellantis para a América do Sul, 100% dos materiais são destinados corretamente, incluindo metais como aço, alumínio e cobre, reaproveitados por parceiros industriais.
Mercado de reciclagem automotiva
Estima-se que o Brasil tenha cerca de 48 milhões de veículos em circulação, com 2 milhões chegando ao fim da vida útil por ano. No entanto, apenas 1,5% recebe destinação ambientalmente adequada. O setor de reciclagem de automóveis pode movimentar até R$ 2 bilhões por ano no país.
Laurence Hansen, vice-presidente sênior global de Economia Circular, afirma que a operação permite maior controle sobre o fluxo de componentes e materiais, reduzindo desperdícios e garantindo acesso a recursos estratégicos diante da escassez de matérias-primas.
Expansão da economia circular
O centro de desmontagem integra o Hub de Economia Circular da Stellantis na América do Sul. Em 2024, a empresa inaugurou em Betim (MG) o Centro de Recondicionamento de Veículos, especializado em restaurar automóveis da marca para revenda como seminovos certificados.
Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul, destaca que a estratégia segue os princípios dos “4R” — Remanufatura, Reparo, Reuso e Reciclagem —, com foco em prolongar o ciclo de vida dos veículos, reduzir desperdícios e reintegrar materiais ao processo produtivo. Além do impacto ambiental e econômico, a empresa também mantém iniciativas sociais, como a capacitação de jovens aprendizes no centro de Betim.
Com o novo centro em Osasco, a Stellantis passa a integrar desmontagem, recondicionamento e remanufatura de peças em um ecossistema de economia circular, reforçando sua meta global de descarbonização e práticas sustentáveis na indústria automotiva.
Texto reescrito com o auxílio do Chat GPT e revisado por nossa equipe
Tópicos: Fiat / jeep / peugeot / RAM / stellantis