Ar-quente rouba o consumo de combustível do carro?

Ligar o ar-condicionado para refrigerar o carro rouba a potência, mas e o ar-quente?


Por Tribuna

08/11/2023 às 10h18

Ar-quente tem baixo consumo de energia
Motor a combustão do automóvel já produz ar-quente querendo o motorista ou não (Foto: Freepik)

O ar-quente do carro é útil para o motorista nos dias frios, mas uma dúvida é a respeito do impacto no consumo de combustível.

Ligar o ar-condicionado para refrigerar o automóvel rouba a potência do motor. Neste caso aumenta um pouco o seu consumo de combustível. É um conforto que não sai de graça.

Mas aí vem uma outra pergunta: e quando eu ligo o sistema de ar-quente para aquecer o interior do automóvel? Neste caso é quase desprezível o aumento do consumo de combustível. O motor a combustão do automóvel já produz ar-quente querendo o motorista ou não.

Quando o motorista aciona o ar-quente, ele apenas o dirige para o interior do carro. Este é um dos problemas da obsolescência do motor a combustão: sua eficiência energética é ridícula. É cerca de apenas 30%, pois perde muita energia com o calor gerado em sua operação.

LEIA MAIS: Mach-E chega por R$ 486 mil para disputar espaço com BMW, Audi e Porsche

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.