Cerveja com chocolate

Parece diferente e é só experimentar pra sentir que tem tudo a ver

Por Airton Soares

Trufas

É muito difícil encontrar alguém que não goste de, pelo menos, uma variedade de chocolate; afinal ele é muito gostoso e nós adoramos. Pois afirmo a vocês que o chocolate fica ainda melhor se acompanhado de uma cerveja especial, como as várias que são produzidas aqui mesmo em Juiz de Fora. Seja por equilíbrio, complementação, semelhança ou até por contraste, o resultado é ótimo e suas papilas gustativas vão adorar.

Durante a última edição da Festa Alemã conheci a Cacao Art, empresa especializada em chocolate gourmet que, durante o evento, promoveu a harmonização de vários estilos de cerveja com seus chocolates finos. Pode até parecer diferente, mas, pelo contrário, os dois têm muito em comum: assim como acontece com as cervejas, cada variedade de chocolate tem aromas, gostos e texturas distintos. Então cada tipo de chocolate vai combinar melhor com alguns estilos específicos de cerveja.  Ambos equilibram o doce e o amargo em intensidades diferentes  e a ideia da harmonização é que eles se completem e tragam ainda mais prazer para quem consome.

Tá resistente à ideia? Entenda que a proposta da Chocolatier Kelly Kosky é  “levar ao público  uma nova experiência gastronômica que una estes dois itens cada vez mais apreciados e em franca expansão no mercado”. E se é assim, vamos unir esses dois deliciosos alimentos nessa experimentação e provar esses novos sabores. Não faltarão opções de cerveja boa aqui em JF, já que  nossos mestres cervejeiros estão caprichando nas receitas e a cada novo estilo surge uma boa opção de chocolate pra gente curtir junto, veja:

Munich Dunkel

A cerveja tem aroma elegante com presença rica de malte tostado e notas de chocolate e café. O bombom de chocolate ao leite recheado com uma noz de avelã, levemente tostada, se uniu ao sabor da cerveja e combinou com o álcool, que é leve nesse estilo, evidenciando uma cremosidade extra aos dois. Ela desce macia e vai pedindo outra cerveja, e outro chocolate também.

Irish Red Ale

Cerveja forte de puro malte avermelhada que combina três maltes especiais na receita. Possui leve sabor de frutas vermelhas e lúpulos aromáticos. Foi combinada com um blend de chocolates ao leite e intenso, complementado no seu recheio com caramelo, evidenciando o sabor frutado dessa cerveja e acentuando o sabor final dos maltes cervejeiros, valorizando a bebida e o chocolate como pares perfeitos nessa união.

Eugenia Witbier

A Eugênia Witbier apresenta notas de trigo e frutas cítricas como tangerina, pitanga e acerola, além da laranja e do típico tempero de sementes de coentro. A chocolatier caprichou nessa combinação e apostou no chocolate branco que é um excelente parceiro pra esse tipo de cerveja. No caso, o bombom ainda veio recheado com geléia de tangerina e laranja, combinando com o sabor cítrico da witbier. Quer mais? Pois eles ainda fizeram uma trufinha de chocolate branco com recheio de ganache de maracujá (tem até as sementinhas da fruta) que foi um sucesso com esse estilo de cerveja. Mais um, ou dois, motivos pra harmonizar, não é mesmo?

PLASC LOGO3

Tabla India Pale Ale

Uma seleção de oito variedades de lúpulos americanos confere à Antuérpia Tabla um amargor intenso, porém equilibrado, com notas de cítrico, floral e frutado. E aí a parada ficou séria! Uma IPA, cheia de lúpulos, amargor e aromas marcantes. Pensaram num par perfeito pra ela? Um belo chocolate amargo, ou intenso, como é chamado agora, com garantia de procedência: originário do Pará e Amazônia! Uma valorização geográfica que os chocolatiers conhecem como ninguém. No recheio da trufa, nibs de cacau e gengibre que, a cada mordida (e gole) foi descendo e pedindo mais e mais.

 

Velvet Barley Wine

Baseada em um dos estilos ingleses mais complexos e alcoólicos, essa versão com jeito americano traz leve nota de toffee gerando um equilíbrio perfeito entre o alto teor alcoólico, a complexidade dos maltes e a riqueza de aromas dos lúpulos americanos. Uma cerveja cheia de estilo como essa precisava de uma boa companhia, e a Analice Sposte, Beer Sommelier da Antuérpia, deu a dica certeira: “as cervejas mais alcoólicas produzem uma aquecimento que ajuda o chocolate a derreter na boca”. Para esse estilo foi preparado um blend de chocolates intenso e ao leite, incrementado com uma geléia de pimenta no recheio (taí o famoso chocolate com pimenta). Os sabores se fundiram e a potência do álcool da cerveja foi acalmada pelo sabor marcante da pimenta e, tanto o chocolate gourmet quanto os maltes especiais desta cerveja “viveram felizes para sempre”, num encontro digno de conto de fadas e, se entenderam tão bem quanto a Ana e a Elza na animação Frozen!

Opa, esse último comentário aí indica que estou vendo muito desenho animado com minha filha, né?! Então, vou separar um chocolate bem macio pra ela comer e, pra mim, fica a cerveja e, obviamente, outros chocolates da Cacao Art pra nos divertirmos juntos.

 

Cacao Art     (32) 99985-5441 (32) 3082-8706 Insta: @cacaoart e Facebook @cacaartbr

Antuérpia     (32) 3273-1046 e redes sociais: @carvejariantuerpia

 

Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado em diversos concursos de gastronomia, é colunista do Tribuna de Minas, tem programa na rádio Transamérica JF e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

A Tribuna de Minas não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação.

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também