Tópicos em alta: coronavírus / vacina / tribuna 40 anos / polícia / obituário

O melhor gin brasileiro é de Minas Gerais

Lassaleti conquista título de melhor London Dry Gin do país em 2021 no World Gin Awards

Por Airton Soares

23/06/2021 às 16h06 - Atualizada 23/06/2021 às 16h06

Um dos mais importantes campeonatos internacionais de avaliação de bebidas, o World Gin Awards premiou o gin mineiro Lassaleti como o melhor London Dry Gin brasileiro em 2021. O destilado é produzido em Pouso Alegre, Sul do estado de Minas Gerais, e essa jovem bebida, criada em 2020, se destaca pelos 18 botânicos incluídos em sua receita, resultando numa bebida saborosa e que ganhou a preferência dos jurados do concurso mundial. Eles destacaram, na avaliação da bebida, o aroma exótico, com notas terrosas e herbáceas, com cúrcuma e gengibre proeminentes. No paladar, ainda segundo os jurados, a bebida é bastante elegante, com picância acentuada, destacando-se o zimbro e um toque cítrico. Finalizam elogiando a bebida pelo caráter e evolução no paladar.
Como eu disse acima, os botânicos combinados e inseridos na receita pelo Luiz Filipe, que junto com seu amigo Iago estão à frente da destilaria, são o grande segredo da bebida e sua maior virtude: se o zimbro não pode faltar num autêntico gin, a ele se juntaram ainda coentro, pitanga, alcaçuz, amêndoas, limão-siciliano, gengibre, noz moscada, canela, pimenta rosa, hibisco, laranja-da-bahia, tangerina, angélica, pacová, pimenta-jamaica, lavanda e pepino. Cada um deles transfere seus melhores atributos à bebida.
Eu tive a oportunidade de conhecer essa premiada bebida por intermédio do Clube do Gin, do meu amigo Antônio Marcos, e depois o próprio Luiz Filipe me presenteou com uma elegante garrafa de sua bebida, que já ostenta junto ao rótulo a etiqueta lembrando que dentro daquele recipiente há um destilado campeão. Pude então degustar e perceber que se trata de um gin clássico, no melhor estilo London Dry, preservando as características que buscamos nessa bebida: aroma, picância, refrescância e muita, muita mesmo, personalidade. Tudo isso percebido logo no primeiro gole. Perfeito! Nos drinks, ele se encaixa perfeitamente nos gins tônicas, em suas mais variadas possibilidades de receitas e inclusões de especiarias e frutas. E ainda, se alia com maestria às receitas de drinks clássicos como o Negroni ou um Vesper Martini, a bebida preferida de James Bond, o agente 007 de tantos filmes legais.
E legal também é ter essa bebida em casa para beber e compartilhar com os amigos. Não deixe de experimentar e apreciar mais essa excelente bebida de Minas Gerais.
Instagram: @gin.lassaleti
Clube do Gin
Como falei acima, um grande amigo decidiu colocar em prática uma velha ideia: reunir o maior número possível de rótulos e marcas de gin e criar um grupo de compartilhamento de experiências e percepções sobre o destilado. Para tanto, ele adquiriu para seu acervo mais de cem rótulos da bebida, e comercializa por lá essas garrafas para quem quiser participar e ter a possibilidade de curtir o universo do gin, além de ficar por dentro dos lançamentos do mercado e ter acesso a bebidas que nem sempre encontramos com facilidade por aí. A ideia me lembrou aqueles tradicionais clubes dos whsiky que existiam nos bares e restaurantes, com uma infinidade de garrafas que seus donos mantinham nas prateleiras, só que aqui a prateleira é virtual e cada membro pode escolher e comprar a garrafa de sua preferência para consumo em casa – excelente pedida nesse momento de pandemia. Siga o clube do gin nas redes sociais e participe do grupo do WhatsApp. Vale muito a pena!
Instagram: @clubedoginjf
WhatsApp: 99991-0291
O conteúdo continua após o anúncio
Butecos de JF

Butecos de JF

Airton Soares é gestor público por formação acadêmica mas, por opção e gosto, é conhecido como apreciador da cozinha de raiz, com experiência comprovada e acumulada na cintura. Já foi jurado do Comida di Buteco, é colunista do Tribuna de Minas, tem programas nas rádios Transamérica JF e Mix FM e é dono da fanpage @butecosdejf, onde conta com mais de 100 mil seguidores que acompanham as dicas e comentários sobre comidas, bebidas e bares desse rotundo entusiasta da culinária simples e saborosa, segundo ele, a mais gostosa de todas!

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia