O Botafogo, finalmente, vai ganhando seus títulos e fazendo seus torcedores felizes. E dentre eles surgem uma imensa quantidade de donos de bares que são fiéis botafoguenses, e assim temos ótimos lugares para torcer, comer, beber e comemorar junto à torcida alvinegra.
A resenha pode começar do Bar do Botafogo ali no Bairro Santa Rita, já que o nome usual do bar já entrega sua preferência no futebol. Mais adiante, no Progresso, você pode optar pelo Bar do Natal, que está bem perto inclusive, e o Bar do Zé Orlando, onde eu mesmo estive assistindo o título da Libertadores.
No Bairro Nossa Senhora Aparecida, o Quintal do Haroldo é uma opção sossegada e agradável. Mas se você preferir encontrar a torcida, vá ao Bar do Julio ali no Bairu que eles sempre estão por lá. Em Santa Terezinha há o Bar Dias e, logo em frente, a Adega da Mina. Para quem está por perto, o Bar Bandeirantes, na praça do bairro, também vale a visita. No Mariano Procópio a resenha parece infinita no Bar do Sidnei, ou Bar Cordial. Na Glória, você pode ir ao clássico e ótimo Tifuga. Para a turma da cidade alta, recomendo o Bar do Antônio, já que o Marco foi pé quente lá em Buenos Aires, e também a Petisqueira ali ao lado do Estadio Municipal: o clima de futebol está no ar.
No sentido Zona Norte, é inevitável a parada no bar do Carlinhos 18 Petiscos, na Rua Bernardo, e mais adiante todos conhecem a história do Bar do Beto do Francisco Bernardino, que em 2015 desceu o Rio Paraibuna com sua bandeira e fogos de artifício navegando num caiaque. Pras bandas do centro, os supersticiosos podem ir no Caminho da Roça, porque o dono de lá tem também suas crendices, e na Fonseca Hermes, o Bardal recebe bem a torcida botafoguense.
Certo é que essa lista ainda está incompleta, pois ainda temos muitos torcedores donos de bares despertando a chama botafoguense nesses dias de vitórias. Parabéns para todos, e sorte da torcida ter tantos lugares pra comemorar nos Butecos de JF.