Os portos são estruturas essenciais ao fluxo de comércio exterior. A atividade portuária é considerada elemento estratégico para o desenvolvimento de uma nação, uma vez que, pelos portos, transitam cerca de 80% do comércio global. Assim, um dos fatores que poderiam contribuir para a expansão da economia brasileira seria a gestão eficiente das estruturas portuárias, bem como por regras claras quanto à exploração e concorrência dos participantes desse segmento de mercado.
O setor portuário brasileiro bateu um novo recorde de movimentação de carga em 2021: 1,21 bilhão de toneladas transportadas. O total representa um crescimento de 4,8% em relação a 2020, de acordo com o Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes.
Aquaviários (Antaq, 2022). Segundo o anuário da Antaq, em 2021 houve crescimento na movimentação de cargas de granéis sólidos e líquidos e de carga geral. Mas o destaque ficou com a transferência de contêineres, com um incremento de 11% em relação ao ano anterior.
A Antaq ainda divulgou a expectativa de movimentação portuária para os próximos anos. O crescimento para 2022, por exemplo, deve ser de 2,4%, alcançando a marca de 1,239 bilhão de toneladas, podendo superar 1,4 bilhão de toneladas em 2026. Outro destaque foi o crescimento da navegação por cabotagem, com 5,6%, em comparação a 2020, tendo como principais cargas transportadas: petróleo, derivados de petróleo e contêineres.
Também houve incremento na navegação de longo curso, com 5,4%, enquanto a navegação interior registrou redução de 6,1%, motivada por questões climáticas que prejudicaram safras de alguns grãos, como o milho. Os estudos da Antaq mostram ainda que a China continua sendo o principal destino da exportação brasileira, com 51% das cargas. Nas importações, os principais parceiros comerciais são os Estados Unidos (24%), China (11%), Rússia (7%) e Argentina (6%). No que diz respeito a produtos transportados, petróleo e seus derivados somam 65% do volume, seguidos de contêineres (13%). Já na navegação interior, os principais produtos movimentados pelos rios brasileiros foram soja e milho. Em se tratando de regiões, o Norte foi responsável por 74% da movimentação de cargas, seguido pelo Sul com 19%, o Centro- Oeste com 6% e o Sudeste com 1%.
Desta forma, o desenvolvimento de portos é um dos responsáveis pelo crescimento de um país, visto que, é por ele que passam as cargas internacionais. Logo, a expectativa do crescimento de movimentação portuária juntamente com a expectativa de aumento de exportações até 2026, indica uma expansão no setor e na economia Brasileira.
Por Kariny Costa e Maria Clara Kappaun