Brasil projetado para alcançar safra histórica em 2023

Por Ítalo Bellozi, Pedro Vidigal, Jefferson Pereira e Weslem Faria

O Brasil está prestes a colher uma safra recorde em 2023. É o que apontam as estimativas obtidas no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de junho e divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas deve atingir a marca histórica de 307,3 milhões de toneladas, representando crescimento de 16,8% em comparação ao ano anterior. Esse aumento na safra é resultado de diversos fatores favoráveis para o setor agrícola, como o clima, que tem sido propício para o desenvolvimento das culturas, especialmente para os produtos de segunda safra como, por exemplo, o milho.

Os produtos de maior destaque na conjuntura do setor foram o arroz, o milho e a soja. Juntos, eles representam 92,1% da estimativa de produção e são responsáveis por 87,2% da área a ser colhida. A soja, em particular, tem previsão de crescimento de 24,1% em relação a 2022. A produção estimada de milho também é relevante, alcançando 124,5 milhões de toneladas. O milho, assim como a soja, tem sido favorecido pelas boas condições climáticas e pelo aumento dos preços internacionais, o que incentivou os produtores a investirem em tecnologia e a ampliar as áreas cultivadas. Outro destaque é a produção de trigo, estimada em 10,6 milhões de toneladas. Caso essa estimativa se confirme, será a maior safra de trigo já colhida no Brasil. Esse crescimento tem sido acompanhado pela expansão das áreas cultivadas nas regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste.

Entre as regiões brasileiras, o destaque fica com o Centro-Oeste, que responde por quase metade da produção nacional de grãos, com uma participação de 49,7%. Em seguida, temos a região Sul, com 27,1% de participação, e o Sudeste, com 9,5%. No que diz respeito às unidades da federação, o Mato Grosso se consolida como o maior produtor de grãos do país, representando 30,9% da produção total. Outros estados que se destacam são Paraná (15,2%), Rio Grande do Sul (9,6%), Goiás (9,6%), Mato Grosso do Sul (8,9%) e Minas Gerais (5,9%). Esses seis estados, juntos, são responsáveis por 80,1% da produção nacional de grãos.

Em conclusão, as estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam para uma safra recorde em 2023. Esse crescimento é resultado de uma série de fatores favoráveis, incluindo o clima propício, o aumento dos preços internacionais e os investimentos em tecnologia por parte dos produtores. O setor agrícola do Brasil se mostra robusto e promissor, consolidando o país como um importante protagonista na produção mundial de alimentos. Com essa safra recorde, espera-se fortalecer ainda mais a economia nacional e garantir o abastecimento interno e externo, demonstrando a relevância do agronegócio para a economia do país.

Conjuntura e Mercados

Conjuntura e Mercados

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.



Leia também