JF terá ao menos 6 equipes em 2022
Após longas férias, retorno pensando, naturalmente, nos planos para 2022. E no esporte da cidade, se o ano já seria novamente diferente em função de a pandemia seguir atingindo a sociedade – ainda bem que cada vez mais vacinada -, o roteiro será especial pelo número de equipes disputando competições oficiais ao longo da temporada.
O primeiro a defender as cores da cidade, ainda que o município não mereça pelo passado recente, é o JF Vôlei. No final do mês, a equipe campeã invicta da última Superliga B volta às quadras para disputar a mesma competição, já que não teve apoio suficiente para garantir o pagamento das folhas salariais de um elenco de elite nacional, mesmo que limitado. A estreia acontece em Juiz de Fora, no Ginásio da Uniacademia, nova casa da equipe, dia 22, às 18h, contra o Minas Náutico e ainda sem a certeza de público.
O esporte em que mais temos representantes é novamente o futebol, com quatro. Ou esperamos que seja assim, uma vez que o Tupi ainda não confirmou se terá condições de disputar o Modulo II do Campeonato Mineiro. Competição esta que possui o Tupynambás buscando o retorno à elite estadual, enquanto confirma a venda de parte da sede social para a construção de centro de treinamento às margens da BR-040.
Uma divisão abaixo, Manchester Futebol e Esporte Clube Villa Real irão representar a Princesa de Minas. Enquanto o primeiro vai consolidando o seu projeto também pensando em base e futebol feminino, o clube de Alan Taxista vive a expectativa de estrear oficialmente e oportunizar sobretudo jovens da periferia. No caso da dupla, o acesso na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro é obviamente importante, mas a prioridade deve ser, de fato, a estruturação dos projetos, para que sejam duradouros.
Por fim, mas não menos importante, vem a volta muito esperada do JF Imperadores. Projeto sério, que pessoalmente tem minha torcida, e que segurou as pontas sem treinos durante quase dois anos priorizando a segurança de seus atletas em virtude do coronavírus. Acredito de verdade na retomada da equipe que deverá disputar o Campeonato Mineiro e a Liga Nacional (segunda divisão brasileira) em 2022.
Falando em alto rendimento coletivo, esta é a lista juiz-forana para a temporada. Se é muito? Acho é pouco. Queria a ADJF no handebol, um time de basquete adulto, outro de futsal… um sonho.