Criança e rotina – relação necessária
A rotina convida à uma forma organizada de viver, à autonomia intelectiva (pensar bem) e moral (fazer bem)
Esses dias me perguntaram que cuidados precisamos ter na montagem da rotina do filho. Será necessário desde quando são pequenos? Parece que essa atenção tem estado ligada ao horário de ir à escola, ao inglês e futebol, e o restante costuma ser preenchido com estudo antes da prova e muito celular ou jogos no computador…
Rotina representa ordem, referência e guia devido à internalização de comportamentos necessários e formativos; traduz respeito e compromisso consigo mesmo, ajuda a antecipar os fatos e diminuir a ansiedade devido à regularidade, à melhoria na administração do tempo e estabelecimento de mecanismos internos de estabilização.
Piaget ensinou que a aprendizagem exige movimentos de assimilação e acomodação: repetição (mãe da habilidade) para que o processo do entendimento trabalhe e formação de novos esquemas e aprendizagens, respectivamente.
A rotina convida à uma forma organizada de viver, à autonomia intelectiva (pensar bem) e moral (fazer bem). Ela precisa ser construída de forma colaborativa, ou seja, filhos e pais devem, juntos, construir as atividades segundo necessidades e desejos de ambos. Quando ela é imposta, atua em sentido contrário, gerando rebeldia.
Na rotina de uma criança é importante conter: práticas de autocuidado, deveres\obrigações (de casa, estudo, colaboração na família), lazer, tempo livre para estar consigo mesma (e escolher sua brincadeira) e tempo para vivenciar e fortalecer vínculos com a família.
Programar, nesta rotina, brincadeiras em família, é permitir o estabelecimento de uma saudável relação consigo e com o outro, uma aprendizagem ético-social, a utilização da atenção plena, além de possibilidades corporais, afetivas e morais em verdadeiro exercício. Brincadeiras do lado de fora, no sol, com o vento ou a chuva, com a natureza e animais, de bicicleta, patins ou de soltar pipa… Em lugares onde não existam paredes físicas nem telas de computador que sejam capazes de distrair o propósito de olhar e estar verdadeiramente um com ao outro.
Dicas importantes:
- PRIMEIRO O MAIS IMPORTANTE
Relacionar, em família, os aspectos que são importantes na vida do filho e que precisam ser cultivados diariamente. Lembrar de equilibrar atividades que dão prazer com as obrigações.
- PAINEL DA ROTINA
Montar essa rotina (com a ajuda dos familiares) em uma cartolina (ou similar),de forma criativa, colorida e atraente, utilizando desenhos, símbolos, palavras e colocando-a, depois, em um lugar visível para não cair no esquecimento.
- PERCEPÇÃO DO TEMPO
Colocar um relógio à vista do filho para ajudar na lembrança de alguns compromissos, relacionando e preparando-o para a compreensão do tempo da vida, existente nas horas.
- AUTO AVALIAÇÃO
Periodicamente levar o filho a analisar as conquistas e dificuldades em relação à rotina para fazer ajuste se colaborar no desenvolvimento da habilidade de auto monitoramento e metacognição.
- AGENDA DOS PAIS
Agendar um horário diário com os filhos para brincar ou conversar, exercitando olho no olho e corpo com corpo, é entender que desenvolvimento sadio e feliz se faz , principalmente, com manifestações rotineiras de atenção e afeto. Dever de casa para os pais.