Obesidade infantil: como pais e educadores podem auxiliar a evitar o processo


Por Monise Glatzl

26/01/2024 às 14h03

A obesidade infantil tem se apresentado como uma epidemia global. O índice de crianças obesas cresceu ainda mais após a pandemia em que elas se viram em casa mais expostas a telas, com pouco gasto energético e, com uma alimentação mais enlatada, gordurosa e com alto teor de açúcar.

AdobeStock 163114290

O ambiente familiar e os fatores genéticos influenciam diretamente a obesidade infantil. Criança obesa tem maiores chances de se tornar um adulto obeso. Porém, o ambiente em que a criança vive como o que ela come e a energia que gasta também está relacionado ao grau de obesidade. Ou seja, a alimentação e a prática de exercícios físicos também são fatores importantes para tanto prevenir quanto tratar a esse excesso de peso na infância.

Assim como em nós adultos, a obesidade na infância também gera inúmeras consequências ligadas a saúde, ou seja, maiores chances de desenvolver hipertensão arterial, dislipidemias, cardiopatias, diabetes, alguns tipos de câncer, complicações ortopédicas, apneia dentre outros. Além é claro, de um quadro psicológico conturbado como baixa auto-estima, distúrbios de imagem e bulimia.

Portanto, nós adultos, somos os responsáveis por proporcionar um ambiente acolhedor, saudável e exemplar para essas crianças, pois elas são espelho e esponja. Ou seja, observam, absorvem e reproduzem tudo o que fazemos.

Uma rotina bem feita com horários estipulados para as refeições e a prática de exercícios é fundamental. Desembale menos e descasque mais! Colocar frutas, legumes e proteínas em todas as refeições, priorizar alimentos naturais, incluir a criança nas compras dos alimentos e na preparação dos mesmos, fazendo com que ela se sinta pertencente ao meio, são excelentes maneiras de estimular uma boa alimentação.

Em relação aos exercícios, os praticados ao ar livre é bem lúdico, interessante e uma maneira de passar mais tempo com as crianças. Jogos com bola, pique pega, pique esconde são estratégicos para gastar a energia e as calorias da criançada. Aposte neles que além de todos os benefícios elas terão ótimas recordações de vocês ficando esse momento guardado para sempre em seus corações!

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.