Como o exercício físico pode impactar na saúde do homem
O exercício físico é de extrema importância para ambos os gêneros e em todas as idades. O desenvolvimento de hábitos saudáveis e de uma rotina de exercício deve ser iniciado desde a infância com estímulos a brincadeiras, jogos e atividades que desenvolvam habilidades motoras e o gosto pelo exercício.
Quando falamos do gênero masculino, há uma comprovação histórico-científica que os homens iniciam sua vida de exercícios geralmente jogando bola, andando de bicicleta e fazendo natação. Porém com o passar do anos eles costumam ter menos acesso a serviços de saúde em relação às mulheres.
Para começar a falar da importância do exercício físico para os homens, é preciso reforçar a indicação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para a população em geral, que é semanalmente, de 150 a 300 minutos de exercício de intensidade moderada, que são aqueles que deixam a respiração um pouco mais ofegante que o normal ou 75 a 150 minutos de exercícios de intensidade intensa, ou seja, quando conversar e se exercitar ao mesmo tempo é uma questão difícil.
Os homens necessitam iniciar uma rotina de exercício físico o quanto antes porque possuem um risco de desenvolver doenças cardiovasculares mais cedo que as mulheres, isso porque até os 40 anos as mulheres ainda possuem uma quantidade significativa de estrogênio no corpo o que ajuda na proteção cardiovascular, óssea e reprodutiva. Além das doenças do coração, os homens tendem a aumentar o peso, gerando possível aumento na pressão arterial, risco de diabetes, distúrbio de sono e até mesmo depressão já a partir dos 40 anos de idade.
Depois dos 50 anos, com a chegada da andropausa (“menopausa” masculina) a incidência do aumento do risco de câncer de próstata e também a disfunção erétil pode estar presente na vida do homem, devido a diminuição do hormônio testorsterona.
Já a partir dos 70 anos, o homem tende a diminuir muito significativamente sua massa muscular e força, o que pode gerar outras doenças além do aumento do risco de queda, fratura e até a morte.
Adotar um estilo de vida saudável e monitorar a saúde regularmente ajudam o homem a se preparar para as mudanças no corpo. O exercício físico atua prevenindo, tratando e até mesmo auxiliando na cura das doenças anteriormente citadas. Com a prática do exercício físico o homem ganha disposição diária para realização das tarefas, aumento da eficiência do sistema imunológico, controle dos níveis de stress e ansiedade, diminuição de gordura corporal, controle do peso, redução da pressão arterial, redução dos efeitos de doenças do coração, doenças respiratórias e problemas circulatórios, ganho de massa, equilíbrio, propriocepção, força e melhor condicionamento físico.
Para iniciar de forma segura a prática regular de exercícios é necessário que o homem primeiramente procure um médico cardiologista e também um endocrinologista e faça todos os exames de rotina. Após os resultados e diagnósticos o homem deve procurar um educador físico de confiança e capacitado para trabalhar de forma assertiva e progressiva ajudando a resolver as questões apresentadas através dos exames. Um educador físico capacitado irá programar protocolos certos e seguros irão gerar muito mais resultado e melhorar a saúde, qualidade de vida e longevidade do seu cliente.
Dessa forma o homem consegue envelhecer de forma mais tranquila, saudável e consciente! Como venho dizendo em todos os meus textos, o exercício físico é mágico!
Entrevista no quadro Corpo em Movimento do programa Tribuna Transamérica dessa semana sobre como exercício físico pode impactar a vida do homem: