O poder do exercício físico para prevenção e tratamento do câncer de mama


Por Monise Glatzl

09/10/2023 às 17h12- Atualizada 09/10/2023 às 17h13

O mês de outubro está relacionado mundialmente a campanha de conscientização do câncer de mama, promovendo a prevenção, o diagnóstico precoce e o apoio às pacientes. Através desse movimento é possível melhorar a qualidade de vida bem como salvar as mulheres diagnosticadas com essa doença. Essa conscientização tem como objetivo alertar as mulheres sobre a importância da prevenção através do auto exame, consultas de rotina e também, o diagnóstico precoce da doença o que aumenta as chances de cura e reduz o índice de mortalidade.

O exercício físico desempenha um papel fundamental na prevenção e tratamento do câncer. Como prevenção ele atua auxiliando no controle do peso corporal, que é um fator de risco diretamente associado ao maior risco de desenvolvimento para tal. Também auxilia na regulação hormonal reduzindo os níveis de estrogênio circulante no corpo o que também ajuda na diminuição do risco da doença. A melhora do sistema imunológico vem tornando o organismo mais resistente e possibilitando a destruição de células cancerígenas antes que elas se multipliquem.

Em relação ao enfrentamento da doença, o exercício físico ajuda na melhora da qualidade de vida da pessoa, reduzindo fadiga, stress, cansaço e depressão.  Também chega auxiliando na diminuição dos efeitos colaterais do tratamento, atuando no ganho de massa magra, força e equilíbrio.

Estudos recentes detectaram que o exercício físico é o único remédio que atua reduzindo as chances de incidência de câncer de mama em até 40%. Ou seja, pessoas não sedentárias, que praticam exercício físico, tem 40% menos chance de ter a doença. Além disso, o exercício também tem potencial como terapia adjuvante em mulheres que possuem a doença reduzindo as chances de metástase e aumentando as chances de cura.

Para iniciar os exercícios é importante uma autorização médica e, claro, um profissional de educação física capacitado e especializado para avaliar a condição física do paciente e montar um protocolo especializado e adequado para o indivíduo. Dessa forma, com  uma equipe multidisciplinar como médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, a equipe poderá trabalhar em conjunto para a melhoria e cura do paciente.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.