Negócios de impacto social e ambiental: você conhece?
Os conceitos relacionados a esse mercado ainda não estão bem definidos. Para melhor entendimento, veja alguns exemplos
São grandes os desafios sociais e ambientais na atualidade. Por esse motivo, empresas dedicadas a resolver tais questões são cada vez mais comuns no Brasil.
Quando nos referimos a “negócios de impacto social ou ambiental”, falamos sobre as empresas 2.5, ou seja, aquelas intermediárias entre o segundo e terceiro setor. São empreendimentos que têm, em sua constituição jurídica, podendo ter fins lucrativos e objetivos sociais ao mesmo tempo. É o setor privado movido pela consciência social e ambiental. Não é filantropia.
Os conceitos relacionados a esse mercado ainda não estão bem definidos e, para o melhor entendimento, é essencial ver exemplos:
- Valor compartilhado: empresa privada que oferta produtos com o objetivo de reverter problemas sociais e ambientais. Pode-se distribuir dividendos aos acionistas.
- Negócio inclusivo: promove a inclusão social, muitas vezes contratando a mão de obra de pessoas com alguma deficiência ou de baixa renda. Pode-se distribuir dividendos aos acionistas.
- Negócio social, sem distribuição de lucro: a prioridade é resolver um problema social ou ambiental urgente, utilizando o lucro para isso. Não há distribuição de dividendos. A remuneração vem através do pró-labore.
- Negócio social, com distribuição de lucros: assim como o anterior, objetiva “atacar” uma questão socioambiental. Envolve parceiros para alcançar o problema com mais agilidade e tem parte dos lucros como retorno.
- Empresa B: trata-se de empresa com o selo do Sistema B, por apresentar transparência, governança, bom relacionamento com funcionários e impactar positivamente na sociedade e no meio ambiente.
- ONG: sem fins lucrativos, objetiva benefícios à sociedade e as receitas são totalmente revertidas às suas atividades. Os dirigentes são remunerados com salários.
- Responsabilidade social: prática adotada por empresas privadas em prol da sociedade ou do meio ambiente, por meio do apoio a essas causas, sem que elas façam, no entanto, parte de suas prioridades.
Se você tem objetivo como empresa que se encaixa em algum dos itens, pode ver bons exemplos de negócios de impacto, acessando o link.
Para se inteirar mais sobre o assunto, participe do Seminário Dia de Impacto Social, evento promovido pelo Sebrae Minas, em Juiz de Fora, no dia 29 de agosto. O objetivo é melhorar o entendimento e estimular a criação de negócios com a missão explícita de gerar impacto socioambiental e produzir resultado financeiro positivo e de forma sustentável.
* Texto inspirado na Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios (maio, 2013)