Fidelize o cliente para que sua empresa permaneça no mercado!
Clientes satisfeitos tendem a manter o relacionamento com a empresa e aumentar o volume de negócios realizados com a marca
Uma política de fidelização assegura um relacionamento de longo prazo e, para que ela se efetive, é preciso conhecer o cliente, ou seja, identificar suas características, necessidades e desejos. É necessário, também, utilizar essas informações para estabelecer um elo de confiança que resulte em facilidades que contribuam para a sua retenção.
Para conhecer bem o cliente, é fundamental que a empresa mantenha um banco de dados que permita armazenar não só suas informações pessoais e profissionais, assim como suas reclamações e sugestões de melhoria, além das negociações realizadas e todos os contatos feitos com ele.
Clientes satisfeitos tendem a manter o relacionamento com a empresa e aumentar o volume de negócios realizados com a marca. Acima de tudo, portanto, é preciso buscar a total satisfação dos clientes.
Muitas empresas são criativas ao desenvolver ações em seus programas de fidelização, mas se esquecem de cuidar do básico, que é agradar o cliente na essência do que elas se propõem a fazer.
Analise as políticas de fidelização de outras empresas, mesmo que não sejam do seu segmento de negócio, e veja se alguma ideia pode ser aproveitada ou adaptada ao seu negócio.
A sua empresa – e isso inclui o(s) empresário(s), gerentes e toda a equipe – está preparada para atender bem seus clientes? Pense nisso!
Sugestões para ações de fidelização com base nas necessidades dos clientes:
Se seus clientes querem comodidade, o que a empresa pode fazer? Comodidade é oferecer bem-estar e conforto, portanto, analise o seu sistema de entrega, seu estacionamento, o espaço físico para receber seus clientes, seu mobiliário, a climatização dos espaços de atendimento, o horário de atendimento, o atendimento no espaço do cliente ou pela internet etc.
Se seus clientes gostam de agilidade nas negociações, analise os processos de atendimento e verifique eventuais pontos críticos. Procure responder as seguintes questões: Como está a organização e a informatização do estoque? Os sistemas e equipamentos utilizados nos atendimentos são ágeis, eficientes e na quantidade necessária? Os profissionais de atendimento e vendas estão capacitados para se adaptar ao tempo do cliente? O número de atendentes e vendedores está de acordo com a demanda?
Se seus clientes valorizam a qualidade dos produtos e serviços, busque as melhores opções e mantenha uma equipe capacitada, além de equipamentos, ferramentas e estrutura que proporcionem o atendimento ideal.
Se seus clientes querem vantagens financeiras, pense em oferecer condições de pagamento, descontos, bônus, prêmios, pontuações que possam ser trocadas por produtos da empresa ou de parceiros e outras vantagens, que podem variar conforme o tempo de relacionamento. Pense, também, em valorizar os clientes que honram seus compromissos com a empresa.
Se seus clientes gostam de ser tratados como amigos, lembre-se dos dias importantes em suas vidas (aniversário, dia da profissão, aniversário dos filhos, Natal, Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia da Vovó etc.). Acompanhe a evolução pessoal e profissional de cada um e, sempre que houver uma conquista, compartilhe com eles essa felicidade. Acompanhe o crescimento da família, entre em contato para saber como estão e envie mensagens positivas.