Os benefícios da canela
A canela, além de ser usada para fins medicinais, há milhares de anos, por suas propriedades curativas, era usada como moeda para pagar impostos e até como dotes e heranças. Ela é considerada uma das especiarias mais utilizadas em todo o mundo, dando sabor e ajudado na conservação dos alimentos.
Importante explicar que a canela é obtida através da casca de árvores do gênero Cinnamomum e as quatro espécies mais relevantes são: canela do ceilão (cinnamomum verum), que é a mais encontrada e reconhecida como canela original; a canela de Saigon; Cássia ou canela da China; e a canela ou Cássia da Indonésia.
Benefícios
Os benefícios são muitos, pois a canela modula os níveis de insulina, diminuindo as taxas de açúcar no sangue e melhorando a resistência à insulina. Com isso, ela ajuda no controle e na prevenção do diabetes. Ela também tem uma ação antioxidante, devido à presença de polifenóis, ácido fenólico e flavonoides, combatendo os radicais livres, retardando o envelhecimento e prevenindo as doenças crônicas.
Além disso, ela age na prevenção de alguns cânceres, principalmente o de cólon. Diminui o edema (inchaço), as dores musculares, as dismenorréias, que são as cólicas menstruais. Ajuda a diminuir o colesterol, os triglicérides, atua na prevenção de doenças cardiovasculares e ajuda a diminuir também o risco de acidente vascular cerebral (“derrame”).
A canela também melhora a digestão, diminui a distensão abdominal, os gases, combate a halitose (mau-hálito), previne a candidíase, tem uma ação antimicrobiana, antibiótica, antifúngica e antiviral e fortalece o sistema imunológico. Sem contar na sua ação anti-inflamatória, ela também aumenta a disposição, a concentração, ajuda na prevenção de doenças neurodegenerativas, possui ação afrodisíaca, aumenta a produção de testosterona e a qualidade dos espermatozoides.
Além disso, ela ainda acelera o metabolismo, então, estimula a queima de gordura e ajuda no processo de emagrecimento. Apesar de tantos benefícios, ela deve ser evitada por mulheres que estejam grávidas, porque ela pode aumentar as contrações uterinas e, com isso, aumentar o risco de aborto; mulheres que estejam amamentando, bebês, pessoas com hepatopatias graves (problemas no fígado), hipertensos e também pelas pessoas que usam anticoagulantes.
Efeitos colaterais
Os efeitos colaterais só aparecem se ela for usada em excesso, podendo ocorrer alergia, rubor facial, dores no estômago, aumento da sudorese, problemas no fígado, hipoglicemia, sonolência e feridas na boca. Ela é muito versátil e pode ser usada tanto em pratos salgados, quanto doces e também em bebidas, como cafés e chás, por exemplo.
O recomendado são seis gramas de canela (aproximadamente uma colher de chá cheia) por dia. Mas isso vai depender de pessoa para pessoa.
Receitas:
Ferva 250 ml de água (por cinco minutos) com dois paus de canela, tampe por mais cinco minutos e o seu chá está pronto.
Suco natural de maçã
Pegue duas maçãs, descasque, tire a semente, bata no liquidificador com um litro d’água e coe. Desse suco, use três xícaras cheias, uma canela em pau, um pedaço de mais ou menos dois centímetros de gengibre fresco, cortado em fatias finas, duas maçãs descascadas cortadas ao meio e duas colheres de sopa de nozes bem picadinhas. Ferva em uma panela o suco de maçã, a canela e o gengibre. Adicione as maçãs e deixe cozinhar em fogo baixo. Depois que cozinhar, tire do fogo e coloque em um prato, salpicando as nozes.