Lar doce lar e bem-estar
Pandemia leva a novas abordagens dos ambientes domésticos
Desde que começamos a passar mais tempo dentro de casa, por conta da pandemia, as necessidades em termos de saúde mental e física se modificaram. Passamos a observar mais detalhadamente nosso ritmo de vida, o impacto da tecnologia e nosso dia a dia.
Neste cenário, o olhar do arquiteto também se apurou e se voltou para criar espaços seguros, funcionais e confortáveis, proporcionando novas funções para os ambientes. Valorizar a luz natural e a ventilação dos ambientes passaram a ser itens obrigatórios nos projetos, além do uso de materiais de fácil limpeza e que não acumulam sujeira.
Multiplicar funções
Além disso, os cômodos da casa como quartos, sala e cozinha muitas vezes passaram a abrigar outras atividades, como home office, sala de aula ou local de diversão. Trabalhar remotamente pode ser feito em diferentes ambientes como varandas, por exemplo.
No entanto, é preciso buscar soluções para criar privacidade, com bom sinal de internet e boa iluminação. Por isso, biombos, divisórias, cortinas e painéis podem ser boas soluções, além de uma cadeira confortável e ergonômica. Para as conferências virtuais, é importante pensar em um cenário atrativo, como uma estante de livros, flores ou folhagens, quadros e objetos que tenham a ver com a atividade do palestrante.
Refúgio de lazer
A casa também pode ser um refúgio de lazer. Imóveis com varanda, espaço para cozinha gourmet e até uma brinquedoteca são ainda mais valorizados, além da integração com a natureza. Um local para um jardim (que pode ser vertical) e uma horta para temperos trazem sempre uma sensação de bem-estar para os moradores. Esses locais são ideais para uma rede, lareira artificial e quem sabe um pequeno pergolado.
Materiais que são mais confortáveis ganham destaque, como algodão, linho e mantas. Tecido e tramas nos remetem ao aconchego e deixam a casa mais acolhedora, além dos souvernirs trazidos daquelas viagens que todos nós estamos doidos para voltar a fazer.