Juiz-forano de 10 anos se consolida na base do Vasco
O jovem zagueiro Samuel Sabino se mudou para o Rio de Janeiro no início de 2024
No início de 2024, o jovem zagueiro juiz-forano Samuel Sabino, de apenas nove anos, se mudou para o Rio de Janeiro com a mãe em busca do sonho de se tornar um jogador profissional através das categorias de base do Vasco. Quase um ano após a mudança da criança do Bairro Terras Altas, Zona Sudeste de Juiz de Fora, para a Barreira do Vasco, comunidade da Zona Norte da capital fluminense, o garoto foi titular em toda a temporada e agora se prepara para passar para a categoria sub-10 em 2025.
Durante o ano, Fábio Sabino, pai de Samuel, revezou entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Mesmo não morando com o filho, Fábio tenta acompanhar os treinamentos e a evolução do jovem zagueiro. “Agora ele está aperfeiçoando a técnica de jogar na zaga. O Samuel está conseguindo controlar melhor as duas pernas. Ele usava muito mais a esquerda, agora ele já está usando a direita também”, descreve.
Nas categorias de base do Vasco, Samuel treina quatro vezes por semana, de terça a sexta-feira. Os fins de semana são reservados para os jogos. Às segundas-feiras, o zagueiro faz um treinamento à parte na escolinha do ex-meia Cocada, com passagens por Flamengo, Vasco, Sampaio Corrêa-MA e Seleção Brasileira de base. “É uma escola para ajudar os atletas que já têm um clube para fazer atividades complementares do dia a dia. (..) Por exemplo, o Samuel tinha muita dificuldade com a direita. Com esse treino com o Cocada, ele já começou a evoluir. A maioria dos atletas não conseguem ficar só no clube, então tem esse acompanhamento por fora”, explica Fábio.
Fábio conta que, durante o primeiro ano de Samuel no Rio de Janeiro, o jovem zagueiro teve que mostrar o seu valor e a sua habilidade para conquistar a posição de titular na defesa cruz-maltina, posição que ostenta atualmente. “É o sonho de cada criança. Ele viveu, em 2024, o sonho dele de chegar a um grande time, de poder estar atuando, de ser relacionado, que é muito difícil ser relacionado. A gente está acreditando no sonho dele e por isso a gente está fazendo esse sacrifício agora. Ele está gostando muito, ele está muito alegre, muito feliz e aprendendo muito”, afirma Sabino.
Além das competições que disputa pelo Vasco, Samuel também competiu no Campeonato Carioca de futsal pela equipe da Mangueira, onde alcançou as quartas de final após eliminar o Fluminense nas oitavas.
A vida no Rio de Janeiro
Atualmente, Samuel mora apenas com sua mãe na capital carioca. Fábio segue em Juiz de Fora, juntamente a seu outro filho, e trabalha em dois empregos para custear os gastos de sua família no Rio de Janeiro. No início da estadia do jovem zagueiro em terras cariocas, seu pai chegou a promover vaquinha e rifas para arrecadar dinheiro, porém a procura caiu com o passar do tempo.
O pai de Samuel afirma que segue buscando doações para ajudar a manter sua família no Rio de Janeiro. Quem desejar contribuir poderá realizar uma doação através do pix 32988233947, no nome de Patrícia de Oliveira Sola.
*Sob supervisão do editor Gabriel Silva
Tópicos: futebol / rio de janeiro / Vasco