Secretaria de Saúde de MG distribui medicamentos para kit intubação
149 unidades hospitalares do estado recebem 123 mil unidades de fármacos, necessários para a sedação de pacientes com Covid
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) anunciou a distribuição, durante a semana, de 123.031 medicamentos utilizados no kit intubação para 149 unidades hospitalares do estado que estão em situação considerada crítica para o atendimento de pacientes de Covid-19 que necessitam ser/permanecer intubados.
Do total de medicamentos distribuídos, 102.800 unidades são de fenantil, suficientes para dez dias, e as demais unidades de fármacos são compostas por cistracúrio (3.116 unidades), atracúrio (9.075), brometo de rocurônio (4.640) e propofol (3.400), suficientes para apenas três dias. Todos esses medicamentos são considerados itens essenciais à sedação dos pacientes em tratamento de Covid-19.
Em Juiz de Fora, as unidades hospitalares listadas para receber pelo menos um dos medicamentos foram o Hospital São Vicente de Paulo, Santa Casa de Misericórdia, Instituto Brasileiro de Gestão da Saúde, Hospital Monte Sinai e Hospital Ana Nery.
Segundo a SES-MG, a Secretaria e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems-MG) fazem um levantamento periódico dos estoques dos prestadores e fornecedores de medicamentos e insumos das unidades hospitalares. Outra ação é o monitoramento e abastecimento de medicamentos nas redes públicas e privadas de assistência médico-hospitalar, que precisam informar regularmente à Secretaria de Estado de Saúde os estoques de medicamentos e insumos disponíveis.
Ainda de acordo com a Secretaria, é a partir desses levantamentos e monitoramentos que é feita a análise da distribuição das remessas de medicamentos que chegam ao Estado, a fim de enviá-los para os hospitais que se encontrem em situação mais crítica, de acordo com a disponibilidade em estoque. A sugestão de distribuição anda precisa ser validada junto a uma comissão da SES-MG e do Cosems-MG.