ComitĂȘ autoriza consumo interno em bares e retomada das feiras livres
Flexibilização foi definida em reunião na noite desta quinta-feira; sessÔes de cinema drive-in também foram liberadas
O ComitĂȘ Municipal de Enfrentamento e Prevenção Ă Covid-19 flexibilizou, nesta quinta-feira (27), em reuniĂŁo ordinĂĄria, o funcionamento de uma sĂ©rie de atividades do setor produtivo de Juiz de Fora. A principal e mais aguardada medida Ă© a autorização do consumo interno em bares, cujo funcionamento estava, atĂ© entĂŁo, limitado a entrega em domicĂlio ou retirada em balcĂŁo. Com a decisĂŁo, os bares poderĂŁo receber clientes para consumo interno de 10h a 22h, todos os dias da semana, sem entretenimento e com espaçamento de dois metros entre as mesas. AlĂ©m disso, o colegiado tambĂ©m chegou a um consenso para a retomada das feiras livres da Avenida Brasil e da Praça AntĂŽnio Carlos, desde que, a exemplo dos bares, nĂŁo haja entretenimento. O comitĂȘ autorizou ainda a realização de sessĂ”es de cinema em drive-in.
O prefeito AntĂŽnio Almas (PSDB) deve editar, nos prĂłximos dias, um novo decreto para regulamentar a flexibilização destas atividades, prevista para entrar em vigor jĂĄ a partir deste sĂĄbado (29). A flexibilização de consumo em bares era uma das principais reivindicaçÔes jĂĄ hĂĄ algumas semanas. Em 6 de agosto, Ă s vĂ©speras do Dia dos Pais, o setor alimentĂcio aguardava um afrouxamento das restriçÔes atĂ© entĂŁo impostas pela PJF. No entanto, o funcionamento seguiu seguiu restrito a entregas em domicĂlio e Ă retirada em balcĂŁo. Em 11 de agosto, empresĂĄrios do setor realizaram uma carreata atĂ© a sede da Prefeitura para reivindicar a reabertura dos estabelecimentos em horĂĄrio amplo. Apesar de um manifesto ter chegado Ă s mĂŁos de Almas, apenas os restaurantes tinham sido autorizados a funcionar com consumo interno, desde que limitado a 50% do espaço fĂsico dos estabelecimentos, de segunda a domingo, das 11h Ă s 15h e das 18h Ă s 22h.
A reabertura das feiras livres da Avenida Brasil e da Praça AntĂŽnio Carlos foi colocada em pauta pelo ComitĂȘ Municipal de Enfrentamento e Prevenção Ă Covid-19 apĂłs requerimento do vereador Marlon Siqueira (Progressistas). Encaminhado a Almas em 7 de julho, o Requerimento 3.389/2020 solicitava ao Executivo a elaboração e o envio de um projeto de lei para uma nova regulamentação das feiras livres locais, “considerando a importĂąncia de um regramento novo que se adapte Ă realidade dos dias atuais (…)”.
Drive-in
Nesta quinta, o ComitĂȘ tambĂ©m autorizou a realização de sessĂ”es de cinema drive-in na cidade. TambĂ©m nesta quinta, foi aceita a proposta de protocolo Ășnico para a realização de eventos drive-in em Juiz de Fora, encaminhada pelo Juiz de Fora e RegiĂŁo Convention & Visitors Bureau. Entretanto, inicialmente, o protocolo serĂĄ utilizado para normatizar a realização de eventos drive-in para sessĂ”es de cinema, uma vez que a natureza do evento Ă© considerada como uma novidade no MunicĂpio.
Na Ășltima reuniĂŁo, o comitĂȘ firmara entendimento de que a organização de cada evento drive-in a ser realizado na cidade deveria encaminhar o projeto para a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaur) para anĂĄlise e julgamento de acordo com a especificidade do projeto, desde que atendesse a açÔes de mitigação de contĂĄgio do coronavĂrus. Em 23 de julho, a CĂąmara Municipal de Juiz de Fora havia aprovado um projeto de lei complementar para autorizar a realização de sessĂ”es de cinema e peças de teatro em drive-in, que foi, posteriormente, vetado por Almas.
Mais restriçÔes para academias
Embora as academias de ginĂĄsticas estejam autorizadas a funcionar em municĂpios enquadrados na onda amarela do Minas Consciente desde o Ășltimo sĂĄbado (22), o ComitĂȘ Municipal de Enfrentamento e Prevenção Ă Covid-19 estabeleceu algumas restriçÔes a mais para o segmento, como, por exemplo, a realização de aulas coletivas respeitando o distanciamento, a utilização de apenas lavatĂłrios e sanitĂĄrios nos vestiĂĄrios, a utilização de mĂĄscaras durante os treinos e a implementação de bebedouros sem esguichos. Ao contrĂĄrio das academias de ginĂĄstica, a abertura de campos e quadras de Juiz de Fora segue vetada para a prĂĄtica de esportes coletivos – a exceção Ă© para as escolas de futebol, mas com treinos tĂĄticos, sem contato fĂsico. Apenas a prĂĄtica de esportes individuais serĂĄ autorizada.
Ao liberar a retomada das academias de ginĂĄstica, o Minas Consciente jĂĄ havia estabelecido uma normativa. Dentre as regras, estĂŁo a limitação de um usuĂĄrio a cada dez metros quadrados, horĂĄrio agendado para os usuĂĄrios, o fechamento e a limpeza completa da academia a cada duas horas de funcionamento, a disponibilização de profissionais para a higienização de equipamentos apĂłs cada utilização, a instalação de termĂŽmetro na porta para aferir a temperatura dos usuĂĄrios, o posicionamento de equipamentos de forma que permita a distĂąncia mĂnima de trĂȘs metros entre usuĂĄrios, e, por fim, a aplicação dos demais protocolos sanitĂĄrios vigentes.
Errata: ao contrĂĄrio do informado anteriormente, o ComitĂȘ Municipal de Enfrentamento e Prevenção Ă Covid-19 aceitou a proposta de um protocolo para a realização de eventos drive-in do Juiz de Fora e RegiĂŁo Convention & Visitors Bureau. A informação foi corrigida, nesta sexta-feira (28), Ă s 0h35.Â