NEW ENGLAND ON THE BLOCK – Descubra as NE IPAs e por que elas estão na moda
Fala, canequeiros!
Por hoje faremos uma pausa na série “Escolas Cervejeiras” para falarmos de um estilo recente e querido no mundo das brejas: a New England IPA, NE IPA ou, também, Juice IPA, já que lembra sucos de fruta por conta de características como turbidez, aroma e sabor que consegue extrair do lúpulo. A NE IPA merece atenção especial, pois é uma cerveja que está aí pra mostrar que a criatividade dos mestres cervejeiros ultrapassa os séculos. Além disso, o estilo está escrevendo história no ramo cervejeiro de Juiz de Fora. Inclusive, há algumas semanas, a Cervejaria São Bartolomeu e o Mr Tugas lançaram a The Punch, uma cerveja colaborativa que é… Uma chance pra adivinhar? Isso mesmo! Nada mais nada menos que uma New England IPA. Sacaram a importância das NE IPA? Então bora adquirir conhecimento sobre ela.
O estilo é derivado das IPAs (Indian Pale Ale) e foi criado na região do extremo nordeste dos Estados Unidos que compreende os estados Connecticut, Maine, Massachusetts, New Hampshire, Rhode Island e Vermont. Esta região é chamada de Nova Inglaterra, daí o nome. Com certeza a NE IPA já caiu no gosto da galera. Com poucos anos de existência, ela já é almejada por muitas cervejarias e é assunto certo entre os cervejeiros.
Uma das principais características da NE IPA é sua turbidez, proveniente do fermento específico do estilo e da reação do lúpulo com as proteínas e carboidratos da cerveja. Outros atributos da New England são: o maior teor alcoólico, a adição de trigo e o aroma frutado, derivado também do fermento e lúpulo utilizado.
Você que já está babando por uma NE IPA pode encontrá-la dentro da latinha verde no São Bartolomeu e no MR Tugas. A nossa querida The Punch segue as características do estilo e desperta atenção pelo aroma: abra a lata e toda a mesa vai sentir o aroma da sua The Punch. E prepare-se. 8% de álcool em uma cerveja de alto drinkability requer pé no freio.
Agora é só pegar o caderno e adicionar o conhecimento extra sobre NE IPAs. No próximo post voltaremos à programação normal das “Escolas Cervejeiras”.
E lembre-se: se beber não dirija e descubra novas cervejas.