Vandalismo compromete patrimônio cultural no Mirante do Morro do Cristo

Pichações no local, famoso pela vista panorâmica da cidade, causam indignação e pedidos de preservação


Por Tribuna

14/01/2025 às 15h17- Atualizada 14/01/2025 às 17h09

VU MORRO DO CRISTO
Foto: Felipe Couri

A reportagem flagrou pichações no Mirante do Morro do Cristo, localizado no Bairro São Pedro, na região da Cidade Alta de Juiz de Fora. O local, conhecido por sua vista panorâmica e considerado um dos principais cartões postais da cidade, apresenta marcas de vandalismo, com pichações nos muros e nas placas informativas, que, além de danificadas, também estão bastante degradadas, conforme mostra a imagem.

O Morro do Imperador, como é oficialmente conhecido, é uma construção em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que, durante suas visitas a Juiz de Fora, costumava subir a montanha para ver a cidade. A legislação vigente, por meio do artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98), prevê pena de detenção de três meses a um ano e multa para os responsáveis por esse tipo de vandalismo.

Em nota, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou que uma equipe da PJF “irá até o local para avaliar o cenário e executar o conserto necessário”.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

Tópicos: vida urbana

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.