Terreno é usado como espaço para descarte irregular de lixo na Zona Sul

Acúmulo de entulho no local é recorrente e pode causar problemas ao meio ambiente e à saúde da população


Por Tribuna

03/11/2025 às 15h58

Um terreno na Rua Áurea Infância, esquina com a Alameda Pássaros da Polônia, no Bairro Estrela Sul, continua sendo alvo do descarte irregular de lixo. A Tribuna flagrou, nesta segunda-feira (3), a situação no entorno do local, onde é possível encontrar os mais variados materiais espalhados pelo mato e também pela calçada, atrapalhando a passagem de moradores que passam diariamente na região.

Roupas, sacos plásticos, restos de embalagens, isopor, materiais orgânicos e diversos outros objetos foram vistos pela reportagem. Mas os problemas não se limitam ao acúmulo de entulhos, tendo em vista a recorrência de casos como o registrado na imagem.

WhatsApp Image 2025-11-03 at 12.10.50 (1)WhatsApp Image 2025-11-03 at 12.10.50WhatsApp Image 2025-11-03 at 12.10.51
<
>
Foto: Tribuna

O descarte irregular de lixo no terreno é recorrente. Há quase quatro meses, a Tribuna revelou o estado do local e questionou a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) sobre o que poderia ser feito. À época, o Executivo municipal informou que seria emitida uma intimação aos responsáveis pela área para que realizassem os serviços de capina, limpeza e cercamento do local. No entanto, os problemas permanecem os mesmos: mato alto – e consideravelmente maior do que o da última publicação -, acúmulo de lixo e falta de cercamento.

Ainda sem solução, a situação gera riscos sérios para o meio ambiente e também para a saúde da população que transita pelo local, isso porque o acúmulo de resíduos em locais inadequados pode contaminar o solo, atrair vetores de doenças como mosquitos e roedores, além de causar mau cheiro.

Questionada, a PJF não se posicionou até o fechamento desta edição.

Flagrantes denunciando problemas urbanos podem ser enviados para o WhatsApp da Tribuna, cujo número é (32) 98405-5888, ou para o e-mail [email protected].

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.