A sociedade (ansiosa) atualmente

“Intervenções preventivas podem reduzir a incidência de problemas de saúde mental, promovendo hábitos de vida saudáveis e habilidades emocionais desde cedo.”


Por Rosane Bilheri, Psicóloga

26/06/2024 às 06h00

A psicologia e suas vertentes oferecem inúmeros benefícios para a sociedade atual, especialmente em um contexto de crescente ansiedade, tanto em crianças quanto adultos, na sua rotina profissional, acadêmica ou em relacionamentos. Ela pode ajudar a melhorar a comunicação e a compreensão nas relações interpessoais, o que pode reduzir conflitos e aumentar o apoio social.

Psicólogos podem diagnosticar e tratar transtornos de ansiedade, ajudando os indivíduos a compreenderem suas condições e a desenvolverem estratégias eficazes para gerenciá-las. Promovendo a saúde mental e o bem-estar, ajudando as pessoas a desenvolverem resiliência e habilidades de enfrentamento para lidar com o estresse e traumas.

Técnicas como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são altamente eficazes no tratamento da ansiedade, ajudando os pacientes a reestruturar pensamentos negativos e a modificar comportamentos disfuncionais. Sobretudo suporte durante crises, como a perda de um ente querido ou mudanças significativas na vida, ajudando-os a navegar por esses períodos difíceis.

Intervenções preventivas podem reduzir a incidência de problemas de saúde mental, promovendo hábitos de vida saudáveis e habilidades emocionais desde cedo. Nós, profissionais, educamos o público sobre a importância da saúde mental, desmistificando preconceitos e promovendo um entendimento mais profundo sobre os transtornos mentais.

A inserção dos tratamentos psicológicos aplicados adequadamente em escolas e locais de trabalho resulta na criação de ambientes mais saudáveis, reduz o estresse e promove a saúde mental entre estudantes e trabalhadores.Técnicas de relaxamento e mindfulness, muitas vezes integradas no tratamento psicológico, são eficazes na redução da ansiedade e no aumento da sensação de bem-estar.

Esses quesitos demonstram a importância da psicologia como uma ferramenta vital para a promoção da saúde mental em uma sociedade cada vez mais ansiosa.

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail (leitores@tribunademinas.com.br) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

noscript
X