VocĂȘ utiliza medicamentos corretamente?
Ă importante que a população saiba que o farmacĂȘutico estĂĄ preparado para orientar sobre medidas farmacolĂłgicas e nĂŁo farmacolĂłgicas (…)
De acordo com a Organização Mundial de SaĂșde (OMS), o paciente faz uso racional e correto de medicamentos quando estes sĂŁo recebidos para suas condiçÔes clĂnicas em doses adequadas Ă s suas necessidades individuais, por um perĂodo adequado e ao menor custo para si e para a comunidade. Eles devem ser prescritos por profissional habilitado, incluindo o farmacĂȘutico, conforme permitido pela legislação.
No Ășltimo relatĂłrio publicado pelo Sistema Nacional de InformaçÔes TĂłxico-FarmacolĂłgicas (Sinitox), ficou evidenciado que, em 2017, aproximadamente 25% dos casos de intoxicação foram provocados por medicamentos, sendo mais prevalente em crianças de 1 a 4 anos. Essas intoxicaçÔes por vezes podem ser fatais, sendo que, de acordo com o relatĂłrio, nesse perĂodo, houve o registro de mais de 50 Ăłbitos provocados por intoxicação por medicamentos.
O uso irracional ou inadequado de remédios é um grave problema que atravessa fronteiras, deixando vårias naçÔes em estado de alerta. A OMS estima que mais da metade de todos os medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que aproximadamente 50% de todos os pacientes não os utilizam corretamente.
Quem comete esse erro, na maioria das vezes: utiliza cinco ou mais medicamentos por paciente (âpolifarmĂĄciaâ), usa antimicrobianos inadequadamente, muitas vezes em dosagem inadequada e para infecçÔes nĂŁo bacterianas. AlĂ©m da falta de prescrição de acordo com as diretrizes clĂnicas, nĂŁo aderĂȘncia aos regimes de dosagem, o consumo inadequado de classes farmacolĂłgicas, uso concomitante de vĂĄrios fĂĄrmacos sem critĂ©rios tĂ©cnicos e mĂșltiplas prescriçÔes por falta de informaçÔes passadas ao prescritor.
Apesar de o farmacĂȘutico ser visto como conselheiro em relação aos cuidados de saĂșde, sendo o Ășltimo profissional que a maioria dos pacientes terĂĄ contato antes do inĂcio do uso de sua medicação, alĂ©m de ser uma figura importante na dispensação de fĂĄrmacos ao paciente, essa atividade tem sido impactada por intensas mudanças atualmente. Especialmente no que tange ao fĂĄcil acesso a informaçÔes via internet, redes sociais, blogs, amigos e vizinhos que indicam e orientam uso de remĂ©dios de forma indiscriminada.
Ă importante que a população saiba que o farmacĂȘutico estĂĄ preparado para orientar sobre medidas farmacolĂłgicas e nĂŁo farmacolĂłgicas que podem auxiliar na cura ou melhor prognĂłstico de doenças.
AlĂ©m disso, o farmacĂȘutico orienta sobre a busca de cuidados mĂ©dicos e/ou cirurgiĂŁo-dentista (odontĂłlogo), sobre os cuidados ao adquirir, utilizar, armazenar e fazer o descarte de forma correta dos medicamentos vencidos ou que nĂŁo estĂŁo sendo utilizados, alĂ©m de outras informaçÔes para melhorar ainda mais a qualidade de vida do paciente. DĂșvidas sobre o uso e descarte correto daquele xarope, comprido e pomadas que jĂĄ passaram da validade? Fale sempre com o farmacĂȘutico!