Professores: os pilares do conhecimento e da transformação social

A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento de indivíduos e sociedades. E, no centro desse processo, está o professor, responsável por transmitir conhecimento, estimular o pensamento crítico e construir o saber.


Por Greice da Silva Carvalho, docente do curso de Psicologia da Estácio

15/10/2024 às 06h01

O professor é uma das figuras mais importantes na vida de qualquer pessoa. Desde os primeiros passos na educação, ele desempenha o papel de guia, aquele que ensina a recortar, colar, contar e escrever as primeiras palavras. Mais do que ensinar conteúdos acadêmicos, os professores cuidam, orientam e ajudam a formar seres humanos capazes de viver em sociedade, compreendendo o mundo ao seu redor.

A educação é um pilar essencial para o desenvolvimento de indivíduos e sociedades. E, no centro desse processo, está o professor, responsável por transmitir conhecimento, estimular o pensamento crítico e construir o saber. Cada lição e desafio propostos em sala de aula vai além do simples ato de ensinar: é uma contribuição direta para a formação de cidadãos conscientes, éticos e preparados para transformar o mundo.

Ao longo de anos de estudo, muitos professores assumem o papel de segunda família para os estudantes, ouvindo suas dúvidas, apoiando em momentos difíceis e celebrando cada conquista.

No entanto, é preciso lembrar que, além de todo o valor humano e social, os professores merecem reconhecimento, dignidade e valorização profissional. É essencial que a sociedade compreenda a importância de suas condições de trabalho, seus direitos e a necessidade de investimentos na educação para que possam continuar exercendo seu papel com excelência. Respeitar o professor é respeitar o futuro de toda geração.

Não importa se é o professor que ensina a segurar o lápis ou aquele que lida com conceitos mais técnicos e profissionais; cada um deles merece nossa admiração. São eles que plantam as sementes do conhecimento e nos ajudam a trilhar os caminhos mais diversos: das artes às ciências, das humanidades à tecnologia. A profissão de professor é a base para todas as outras profissões. Sem o professor, o médico, o engenheiro, o artista ou o cientista não existiriam.

Por tudo isso, a homenagem aos professores não pode ser limitada a um dia específico no calendário. Ela deve ser constante e prática, refletida no respeito diário, no reconhecimento e na luta por uma educação de qualidade. A valorização do professor é, acima de tudo, a valorização do saber e da humanidade.

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

Os comentários nas postagens e os conteúdos dos colunistas não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é exclusiva dos autores das mensagens. A Tribuna reserva-se o direito de excluir comentários que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da Tribuna levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.